Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCatelli, Francisco
dc.contributor.authorMartins, Cassiano
dc.contributor.otherMartins, José Arthur
dc.contributor.otherMachado, Guilherme Josué
dc.contributor.otherMiotto, Fernanda
dc.date.accessioned2022-08-11T18:11:56Z
dc.date.available2022-08-11T18:11:56Z
dc.date.issued2022-08-11
dc.date.submitted2022-03-14
dc.identifier.urihttps://www.youtube.com/playlist?list=PLvV4O_jK_uilR1tzozNZkNidf5LsoTBYspt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10784
dc.descriptionA proposta apresentada neste projeto de pesquisa visou o ensino introdutório, em nível técnico, dos conceitos acerca da produção e das interações da radiação X com a matéria, fenômenos associados à produção da imagem radiográfica. Para isso, foi elaborada uma sequência didática, uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), proposta originalmente por Moreira (2011), a qual foi aplicada em sete encontros. A UEPS foi proposta objetivando a aprendizagem significativa, e para auxiliar nesse objetivo, foi empregada a teoria dos modelos, tal como proposta por Le Moigne, em 1987. As situações-problema foram escolhidas de modo a elucidar as formas de produção, os parâmetros de exposição e os fenômenos de atenuação da Radiação X pela matéria. As atividades propostas foram de cunho colaborativo, e visaram a assimilação desses conceitos de forma progressiva. O produto associado a esta dissertação consiste de quatro vídeos, disponibilizados na internet, nos quais os interessados, professores e (ou) estudantes, poderão ter acesso aos conteúdos e às experimentações, tal como propostas na sequência didática associada a esta dissertação. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe proposal presented in this research project is directed to the introductory teaching, at a technical level, of the concepts about the production and interactions of X-radiation with matter, phenomena associated with the production of the radiographic image. For this, a didactic sequence was elaborated; a potentially significant teaching unit (UEPS), originally proposed by Moreira (2011), was applied in seven meetings. The UEPS was proposed aiming at meaningful learning, and to reach this objective, the theory of models was used, as proposed by Le Moigne, in 1987. The problem situations were chosen in order to elucidate the forms of production, the parameters of exposure and the phenomena of attenuation of X-Radiation by matter. The proposed activities were collaborative and aimed at the progressive assimilation of these concepts. The product associated with this dissertation consists of four videos, available on the internet, in which interested parties, teachers and (or) students, can have access to the contents and experiments, as proposed in the didactic sequence associated with this dissertation. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica médicapt_BR
dc.subjectRadiologiapt_BR
dc.subjectRadiografiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingen
dc.subjectMedical physicsen
dc.subjectRadiologyen
dc.subjectLearningen
dc.titleSequência didática para o ensino introdutório da física aplicada à radiologia em nível técnicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2044086123059772pt_BR
mtd2-br.author.lattesMartins; C.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-08-10


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples