Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Navegar por
Submissões recentes
-
Curso de formação continuada para professores em serviço: aprendizagem ativa de matemática no ensino fundamental
(2025-02-13)A formação continuada de professores é essencial para a qualificação do ensino e a valorização do docente. Esta dissertação investiga como estratégias de aprendizagem ativa podem contribuir para o aprimoramento da prática ... -
Medidas de comprimento : uma sequência didática na perspectiva interdisciplinar para o ensino fundamental
(2025-01-29)A presente dissertação é o relato de uma pesquisa acerca da elaboração, aplicação e validação de uma sequência didática com práticas interdisciplinares voltado ao ensino e à aprendizagem das medidas de comprimento para o ... -
Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra
(2025-01-16)A presente dissertação é o relato de uma pesquisa que visou a elaboração, aplicação e avaliação de uma proposta de sequência didática para o ensino de triângulos para o oitavo ano do Ensino Fundamental. A sequência didática ... -
Sequência didática dialética para o ensino e aprendizagem de números inteiros
(2025-01-10)Este estudo concentra-se no trabalho com números inteiros, especialmente os elementos negativos, para alunos do 7º ano. Trata-se de uma pesquisa aplicada, que busca resolver problemas identificados na prática profissional ... -
Aprendizagem e matemática na pré escola : interações e brincadeiras inspiradas em histórias infantis
(2024-12-12)Esta pesquisa, intitulada Aprendizagem de Matemática na Pré-escola: interações e brincadeiras inspiradas em histórias infantis, está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da ... -
Uma proposta de UEPS interdisciplinar para o desenvolvimento do empreendedorismo sustentável nas áreas de educação financeira e ciências da natureza
(2024-12-04)A educação e a sociedade contemporânea estão em constante transformação, exigindo que os estudantes estejam cada vez mais preparados para além dos muros escolares. Entre os temas que precisam ser discutidos e trabalhados ... -
Transposição didática : da apresentação literal dos saberes ao consumo consciente de energia elétrica reflexões sobre a aprendizagem de eletrodinâmica no ensino médio
(2024-11-29)O ensino de Eletrodinâmica nos espaços escolares ainda é permeado por práticas docentes abstratas e que não promovem uma aprendizagem duradoura e nem significativa para os alunos. Nesse sentido, à luz da Transposição ... -
O problema da matéria escura: astrofísica contemporânea no ensino de física
(2024-11-27)Este trabalho apresenta uma pesquisa que investiga como uma sequência didática focada na apresentação e discussão sobre matéria escura nos processos de ensino-aprendizagem em aulas de física do Ensino Médio pode influenciar ... -
Uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre frações aplicada na disciplina de didática da matemática do curso normal
(2024-11-13)Este trabalho apresenta o planejamento, a aplicação e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre Frações Aplicada na Disciplina de Didática da Matemática do Curso Normal, vinculada ao ... -
Sequência de ensino investigativa no ensino de soluções químicas
(2024-11-09)O ensino de Química deve possibilitar aos estudantes de Ensino Médio uma compreensão abrangente e integrada das transformações químicas que ocorrem no mundo físico. Para isso, é necessário priorizar o processo de ... -
Identificando as dificuldades de aprendizagem em álgebra no ensino médio através da prova do SAERS
(2024-10-05)Esta dissertação irá apresentar UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ALGEBRA. A opção pela realização de um trabalho com essa temática se deu através da análise de dados obtidos a partir da prova SAERS (Sistema ... -
Estratégias de aprendizagem para o ensino de equação de primeiro grau com aluno surdo
(2024-09-28)Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma proposta de ensino para a aprendizagem de equação do primeiro grau por um aluno surdo através da utilização de materiais manipuláveis e jogos no planejamento, aplicação e ... -
Qualificando o ensino através da aprendizagem ativa e da neurociência
(2024-09-05)Este trabalho trata sobre a formação continuada de professores realizada no município de Boa Vista do Sul, com docentes do Ensino Fundamental sobre a Aprendizagem Ativa. A Aprendizagem Ativa aborda a importância de um aluno ... -
Educação de jovens e adultos do ensino médio: uma unidade de ensino potencialmente significativa das definições de temperatura e calor
(2024-08-21)Esta dissertação relata a pesquisa de construção, aplicação e avaliação de uma proposta de aprendizagem para o ensino de física na primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, que foi aplicada na escola ... -
O uso de simuladores digitais como recurso didático nas aulas de física
(2024-06-12)No processo de Ensino das Ciências da Natureza, a Física muitas vezes é vista como complexa e desafiadora por muitos alunos. No entanto, ela pode se tornar uma disciplina estimulante e envolvente com o uso de métodos ... -
Produção de um jogo de tabuleiro conceitual de óptica em uma sequência didática uma proposta inovadora para o ensino de física
(2024-03-16)Mesmo tendo, via de regra, acesso à educação formal, crianças e adolescentes em situação de risco são privados de grande parte dos recursos que seriam desejáveis na fase dos seis aos quinze anos, à qual pertence o grupo ... -
Experiências computacionais no ensino da matemática por meio da programação de aplicativos
(2024-02-15)Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível inseri-la no ambiente escolar. Visando aprimorar o ensino e a aprendizagem das aulas de Matemática, o uso de ferramentas educacionais, tais como o App Inventor são agregadas ... -
O show da Luna como mediador de aprendizagens significativas de ciências naturais na educação infantil
(2023-12-14)A Educação Infantil propicia à criança resultados efetivos de aprendizagem para toda sua vida, mas o que muitas vezes acontece é que o ensino de Ciências acaba sendo pouco incentivado nessa etapa. Este estudo, amparado na ... -
A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
(2023-11-10)A presente pesquisa teve como objetivo investigar o potencial de atividades lúdicas, construídas a partir de músicas infantis, para promover aprendizagem de números, contagem e quantidades no ensino da Matemática na Educação ... -
Utilização do método trezentos para o ensino da função afim
(2023-11-02)A dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino da função afim, embasada no método de ensino Trezentos, e foi aplicada em uma turma de nono ano do ensino fundamental em uma escola privada na cidade de Caxias ...