Projeto de pesquisa em feira de ciências escolar como estratégia para alfabetização científica e tecnológica
Data
2025-07-10Autor
Orback, Andrieli Santos
Orientador
Giovannini Junior, Odilon
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação apresenta uma reflexão acerca da elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática voltada ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa para ser apresentado em Feira de Ciências, visando promover a alfabetização científica dos estudantes. A pesquisa de natureza aplicada e abordagem qualitativa foi realizada em uma escola pública, com uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, totalizando 18 alunos, na cidade de Caxias do Sul no Rio Grande do Sul. A sequência didática foi fundamentada na pedagogia de Paulo Freire e os objetivos de aprendizagem foram determinados de acordo com os indicadores de ACT, conforme Sasseron e Carvalho, 2011. Na aplicação da sequência didática, os estudantes foram divididos em grupos de até três integrantes e eram acompanhados semanalmente em dois períodos de cinquenta minutos de aula. Semanalmente, os estudantes faziam registros em seu diário de campo sobre o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Ao final produziram um painel para apresentar na Feira de Ciências. A análise dos resultados foi realizada com os dados obtidos das entregas dos diários de campo, do painel e da apresentação gravada no dia da Feira de Ciências. Os resultados mostraram que os estudantes possuíam algum conhecimento sobre o que são e para que servem os projetos de pesquisa, visto que em sua maioria já haviam desenvolvido um projeto anteriormente. Os estudantes apresentaram dificuldades iniciais definição do problema de pesquisa e no planejamento de execução do projeto. A análise do material empírico evidenciou avanços, tais como construção do projeto de pesquisa ao longo da aplicação da sequência didática, o que pode ser observado através do envolvimento dos grupos e na apresentação final do trabalho. Os resultados dessa pesquisa evidenciam a importância e a necessidade do desenvolvimento de projetos de pesquisa na escola, uma vez que despertou o interesse dos estudantes, onde conseguiram ter maior envolvimento com a construção do projeto de pesquisa e na busca de soluções de problemas. [resumo fornecido pelo autor]