Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Navegar por
Submissões recentes
-
Uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre frações aplicada na disciplina de didática da matemática do curso normal
(2024-11-13)Este trabalho apresenta o planejamento, a aplicação e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre Frações Aplicada na Disciplina de Didática da Matemática do Curso Normal, vinculada ao ... -
Sequência de ensino investigativa no ensino de soluções químicas
(2024-11-09)O ensino de Química deve possibilitar aos estudantes de Ensino Médio uma compreensão abrangente e integrada das transformações químicas que ocorrem no mundo físico. Para isso, é necessário priorizar o processo de ... -
Identificando as dificuldades de aprendizagem em álgebra no ensino médio através da prova do SAERS
(2024-10-05)Esta dissertação irá apresentar UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ALGEBRA. A opção pela realização de um trabalho com essa temática se deu através da análise de dados obtidos a partir da prova SAERS (Sistema ... -
Estratégias de aprendizagem para o ensino de equação de primeiro grau com aluno surdo
(2024-09-28)Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma proposta de ensino para a aprendizagem de equação do primeiro grau por um aluno surdo através da utilização de materiais manipuláveis e jogos no planejamento, aplicação e ... -
Qualificando o ensino através da aprendizagem ativa e da neurociência
(2024-09-05)Este trabalho trata sobre a formação continuada de professores realizada no município de Boa Vista do Sul, com docentes do Ensino Fundamental sobre a Aprendizagem Ativa. A Aprendizagem Ativa aborda a importância de um aluno ... -
Educação de jovens e adultos do ensino médio: uma unidade de ensino potencialmente significativa das definições de temperatura e calor
(2024-08-21)Esta dissertação relata a pesquisa de construção, aplicação e avaliação de uma proposta de aprendizagem para o ensino de física na primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, que foi aplicada na escola ... -
O uso de simuladores digitais como recurso didático nas aulas de física
(2024-06-12)No processo de Ensino das Ciências da Natureza, a Física muitas vezes é vista como complexa e desafiadora por muitos alunos. No entanto, ela pode se tornar uma disciplina estimulante e envolvente com o uso de métodos ... -
Produção de um jogo de tabuleiro conceitual de óptica em uma sequência didática uma proposta inovadora para o ensino de física
(2024-03-16)Mesmo tendo, via de regra, acesso à educação formal, crianças e adolescentes em situação de risco são privados de grande parte dos recursos que seriam desejáveis na fase dos seis aos quinze anos, à qual pertence o grupo ... -
Experiências computacionais no ensino da matemática por meio da programação de aplicativos
(2024-02-15)Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível inseri-la no ambiente escolar. Visando aprimorar o ensino e a aprendizagem das aulas de Matemática, o uso de ferramentas educacionais, tais como o App Inventor são agregadas ... -
O show da Luna como mediador de aprendizagens significativas de ciências naturais na educação infantil
(2023-12-14)A Educação Infantil propicia à criança resultados efetivos de aprendizagem para toda sua vida, mas o que muitas vezes acontece é que o ensino de Ciências acaba sendo pouco incentivado nessa etapa. Este estudo, amparado na ... -
A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
(2023-11-10)A presente pesquisa teve como objetivo investigar o potencial de atividades lúdicas, construídas a partir de músicas infantis, para promover aprendizagem de números, contagem e quantidades no ensino da Matemática na Educação ... -
Utilização do método trezentos para o ensino da função afim
(2023-11-02)A dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino da função afim, embasada no método de ensino Trezentos, e foi aplicada em uma turma de nono ano do ensino fundamental em uma escola privada na cidade de Caxias ... -
Desenvolvimento do pensamento computacional nas aulas de matemática por meio de construção de aplicativos
(2023-10-24)Esta pesquisa se propôs a investigar e apresentar sugestões de atividades que promovam o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos. Atualmente, as ... -
Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria
(2023-10-24)O planejamento e a aplicação de Trilhas de Aprendizagem sobre Geometria em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Caxias do Sul no segundo semestre de 2022, após dois anos ... -
Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
(2023-10-24)Esta pesquisa buscou dar resposta à seguinte questão: Qual a importância dos conhecimentos prévios, aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, para potencializar uma aprendizagem significativa sobre números decimais? ... -
Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau
(2023-10-21)Esta pesquisa almeja promover a aprendizagem das Equações do 1º grau por meio da utilização dos recursos tecnológicos e educacionais enquanto ferramentas pedagógicas, para auxiliar o estudante na construção desse saber ... -
A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
(2023-10-05)A presente pesquisa aborda a temática da formação de professores, uma das inquietações da pesquisadora enquanto docente, relacionando-a com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desde a sua aprovação, a BNCC orienta a ... -
Design thinking e o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino médio em uma escola do campo
(2023-09-14)A sociedade atual é marcada por diversas e contínuas transformações, muitas vezes relacionadas com os avanços tecnológicos, que impactam direta e indiretamente o ambiente escolar. Diante deste cenário, torna-se imprescindível ... -
O ensino de ciências como potencializador da relação entre criança enatureza por meio da interação com os quatro elementos naturais
(2023-09-12)Esta pesquisa intitulada "O Ensino de Ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os 4 elementos" está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática ... -
Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
(2023-07-04)Essa dissertação consiste na aplicação e avaliação de uma sequência didática com embasamento teórico na Neurociência e na Aprendizagem Significativa de Ausubel. A proposta de trabalho surgiu devido ser um tema considerável ...