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Mobilizando a LGPD na escola : uma proposta de ensino através do júri simulado

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Dissertação Daniela Fracasso.pdf (46.38Mb)
Produto educacional Daniela Fracasso.pdf (65.80Mb)
Data
2025-06-07
Autor
Fracasso, Daniela
Orientador
Webber, Carine Geltrudes
Metadata
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Resumo
A crescente inserção das tecnologias digitais na vida dos estudantes, juntamente com os riscos associados ao uso inadequado da internet, evidencia a necessidade de um ensino que vá além da abordagem técnica. Esta pesquisa investiga como o júri simulado, aplicado por meio de uma sequência didática, pode promover uma aprendizagem significativa sobre cidadania digital e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ao permitir que os estudantes assumam papeis em processos fictícios e discutam aspectos legais e éticos da cidadania digital, busca-se fomentar a conscientização sobre o uso responsável da internet. A sequência também explora a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências críticas e argumentativas dos alunos. A aplicação foi realizada em dois grupos de estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental II, com a representação do Júri Simulado integralmente em língua inglesa. A sequência foi estruturada em etapas, incluindo a análise dos conhecimentos prévios dos estudantes, mobilização crítica dos conceitos, desenvolvimento de argumentação, apresentação do julgamento e reavaliação das aprendizagens adquiridas. Durante a execução, os estudantes apresentaram-se engajados, sendo notável a evolução no domínio dos conceitos abordados, especialmente no que diz respeito à fundamentação legal e à argumentação estruturada, conforme observado nas atividades propostas e nos registros avaliados. As análises foram realizadas a partir da avaliação das produções textuais dos alunos, da observação do desempenho oral no Júri Simulado e da aplicação de mapas conceituais antes e depois da atividade. Os resultados indicaram uma ampliação do conhecimento sobre segurança digital, a LGPD e a importância da argumentação embasada em fatos e leis. Além disso, a atividade possibilitou o desenvolvimento de habilidades comunicativas e de pensamento crítico, evidenciado pela capacidade dos alunos de questionar e refutar argumentos de forma fundamentada. Conclui-se que o júri simulado se mostrou uma estratégia eficaz para a promoção do ensino de cidadania digital, possibilitando uma abordagem ativa e interdisciplinar do tema. Apesar dos desafios enfrentados, a metodologia contribui significativamente para a formação crítica dos alunos, tornando-os mais conscientes sobre os direitos e deveres no ambiente digital. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14615
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [95]

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