dc.contributor.advisor | Webber, Carine Geltrudes | |
dc.contributor.author | Fracasso, Daniela | |
dc.contributor.other | Boff, Elisa | |
dc.contributor.other | Schimitz, Tiago Luiz | |
dc.date.accessioned | 2025-06-10T12:24:55Z | |
dc.date.available | 2025-06-10T12:24:55Z | |
dc.date.issued | 2025-06-07 | |
dc.date.submitted | 2025-04-15 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/14615 | |
dc.description | A crescente inserção das tecnologias digitais na vida dos estudantes, juntamente com os riscos associados ao uso inadequado da internet, evidencia a necessidade de um ensino que vá além da abordagem técnica. Esta pesquisa investiga como o júri simulado, aplicado por meio de uma sequência didática, pode promover uma aprendizagem significativa sobre cidadania digital e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ao permitir que os estudantes assumam papeis em processos fictícios e discutam aspectos legais e éticos da cidadania digital, busca-se fomentar a conscientização sobre o uso responsável da internet. A sequência também explora a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências críticas e argumentativas dos alunos. A aplicação foi realizada em dois grupos de estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental II, com a representação do Júri Simulado integralmente em língua inglesa. A sequência foi estruturada em etapas, incluindo a análise dos conhecimentos prévios dos estudantes, mobilização crítica dos conceitos, desenvolvimento de argumentação, apresentação do julgamento e reavaliação das aprendizagens adquiridas. Durante a execução, os estudantes apresentaram-se engajados, sendo notável a evolução no domínio dos conceitos abordados, especialmente no que diz respeito à fundamentação legal e à argumentação estruturada, conforme observado nas atividades propostas e nos registros avaliados. As análises foram realizadas a partir da avaliação das produções textuais dos alunos, da observação do desempenho oral no Júri Simulado e da aplicação de mapas conceituais antes e depois da atividade. Os resultados indicaram uma ampliação do conhecimento sobre segurança digital, a LGPD e a importância da argumentação embasada em fatos e leis. Além disso, a atividade possibilitou o desenvolvimento de habilidades comunicativas e de pensamento crítico, evidenciado pela capacidade dos alunos de questionar e refutar argumentos de forma fundamentada. Conclui-se que o júri simulado se mostrou uma estratégia eficaz para a promoção do ensino de cidadania digital, possibilitando uma abordagem ativa e interdisciplinar do tema. Apesar dos desafios enfrentados, a metodologia contribui significativamente para a formação crítica dos alunos, tornando-os mais conscientes sobre os direitos e deveres no ambiente digital. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The increasing integration of digital technologies into students' lives, along with the risks associated with the improper use of the internet, highlights the need for an education that goes beyond a purely technical approach. This research investigates how the Mock Trial, applied through a didactic sequence, can promote meaningful learning about digital citizenship and the General Data Protection Law (LGPD). By allowing students to take on roles in fictitious trials and discuss the legal and ethical aspects of digital citizenship, the study aims to raise awareness about responsible internet use. The sequence also explores interdisciplinarity and the development of critical and argumentative skills among elementary school students. The application was carried out with two groups of 9th-grade students from Elementary School II, with the Mock Trial being conducted entirely in English. The sequence was structured in stages, including the analysis of students' prior knowledge, critical mobilization of concepts, development of argumentation, presentation of the trial, and reassessment of the acquired learning. During the execution, students demonstrated engagement, with notable improvement in their understanding of the concepts covered, particularly in terms of legal reasoning and structured argumentation, as observed in the proposed activities and assessed records. The analyses were based on the evaluation of students' written productions, the observation of their oral performance in the Mock Trial, and the application of concept maps before and after the activity. The results indicated an expansion of knowledge on digital security, the LGPD, and the importance of argumentation based on facts and laws. Additionally, the activity fostered the development of communication and critical thinking skills, as evidenced by the students' ability to question and refute arguments in a well-founded manner. It is concluded that the Mock Trial proved to be an effective strategy for promoting digital citizenship education, enabling an active and interdisciplinary approach to the topic. Despite the challenges faced, the methodology significantly contributes to students' critical formation, making them more aware of their rights and responsibilities in the digital environment. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino - Educação | pt_BR |
dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Júri - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Inovações tecnológicas - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Brasil. [Lei geral de proteção de dados pessoais (2018)] | pt_BR |
dc.subject | Proteção de dados - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Cidadania - Estudo dirigido | pt_BR |
dc.subject | Student teaching - Education | en |
dc.subject | Creative activities and seat work | en |
dc.subject | Jury - Study and teaching (Elementary school) | en |
dc.subject | Technological innovations - Social aspects | en |
dc.subject | Brazil - [General Personal Data Protection Law (2018)] | en |
dc.subject | Data protection - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Citizenship - Study and teaching - Supervision | pt_BR |
dc.title | Mobilizando a LGPD na escola : uma proposta de ensino através do júri simulado | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | https://lattes.cnpq.br/3865334573946343 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | FRACASSO, D | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |