• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Curso de formação continuada para professores em serviço: aprendizagem ativa de matemática no ensino fundamental

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Senair Antunes Marques.pdf (19.67Mb)
Produto Educacional Senair Antunes Marques.pdf (2.248Mb)
Data
2025-02-13
Autor
Marques, Senair Antunes
Orientador
Sauer, Laurete Zanol
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A formação continuada de professores é essencial para a qualificação do ensino e a valorização do docente. Esta dissertação investiga como estratégias de aprendizagem ativa podem contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um curso de formação continuada para professores em serviço, no qual foram aplicadas metodologias de aprendizagem ativa que favorecem uma aprendizagem significativa e participativa. O estudo fundamenta-se nos referenciais teóricos de Paulo Freire, Jean Piaget e Perrenoud, que destacam a importância do protagonismo docente e da reflexão crítica sobre a prática pedagógica. A metodologia utilizada é qualitativa, baseada em intervenção pedagógica e análise de conteúdo, permitindo compreender os desafios e impactos das estratégias aplicadas. O curso foi realizado com professores de uma escola pública municipal, por meio encontros presenciais nos quais foram abordadas técnicas como Sala de Aula Invertida, Grupos resolvendo exercícios em sala de aula, Relatório do último minuto, Aprendizagem baseada em problemas, Jogos educativos e Resolução de desafios colaborativos. Os resultados indicam que o uso de estratégias de aprendizagem ativa favorece o envolvimento dos estudantes e amplia as possibilidades de aprendizagem, tornando a matemática mais acessível e interessante. Além disso, a colaboração entre os docentes promoveu a troca de experiências e o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Como produto educacional, foi elaborado um e-book contendo as sequências didáticas aplicadas e os resultados da formação, proporcionando um recurso acessível para a replicação das estratégias em diferentes contextos escolares. A pesquisa reforça a necessidade de repensar a prática docente, integrando metodologias que valorizem a participação dos estudantes e promovam uma aprendizagem ativa. A formação continuada, estruturada em práticas inovadoras e colaborativas se mostrou eficaz para a qualificação do ensino de matemática, destacando-se como uma alternativa para enfrentar os desafios da educação contemporânea. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14254
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV