• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Uma proposta de UEPS interdisciplinar para o desenvolvimento do empreendedorismo sustentável nas áreas de educação financeira e ciências da natureza

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Liliane Eitelven Luvisa.pdf (2.718Mb)
Produto educacional Liliane Eitelven Luvisa.pdf (17.83Mb)
Data
2024-12-04
Autor
Luvisa, Liliane Eitelven
Orientador
Boff, Elisa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A educação e a sociedade contemporânea estão em constante transformação, exigindo que os estudantes estejam cada vez mais preparados para além dos muros escolares. Entre os temas que precisam ser discutidos e trabalhados em sala de aula, destaca-se a Educação Financeira, que é essencial para a formação cidadã. Nesse contexto, o presente estudo buscou responder à seguinte questão: como promover a aprendizagem significativa sobre Educação Financeira, envolvendo empreendedorismo, sustentabilidade, matemática e Ciências da Natureza? Com o objetivo de desenvolver habilidades e competências nos discentes, que vão além do conteúdo conceitual, foi elaborado, desenvolvido e avaliado uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com alunos da terceira série do ensino médio de uma escola estadual em Monte Belo do Sul, Rio Grande do Sul. A UEPS propôs um projeto interdisciplinar no qual os alunos se envolveram de forma ativa em todas as etapas da fabricação e comercialização sustentável de sabão caseiro, utilizando óleo de cozinha usado. Além disso, foram utilizados diários de bordo para registro das reflexões e construções dentro da sala de aula. A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nas concepções de Ausubel sobre a aprendizagem significativa, nas experiências de Moreira e nos diálogos interdisciplinares de Freinet e Vygotsky. Deste trabalho, resulta como produto educacional um e-book, que foi aprimorado a partir dos resultados da pesquisa, com o objetivo de auxiliar docentes na implementação, em sala de aula, da UEPS. Os resultados demonstraram que o uso dessa metodologia permitiu o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, criativo, autonomia, trabalho colaborativo e resolução de problemas em grupo, características de uma Educação Matemática Crítica. Com a aplicação da UEPS, sugeriu-se o aumento do interesse, da participação ativa e do desenvolvimento do estudante como ser social. Também houve evidências claras de aprendizagem significativas, na medida em que os alunos foram capazes de compreender, agir e ter sentido ao que aprenderam. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14027
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV