• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Sequência de ensino investigativa no estudo de isomeria óptica

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Gabriela Salvati Deconti.pdf (5.188Mb)
Produto educacional Gabriela Salvati Deconti.pdf (2.813Mb)
Data
2025-10-07
Autor
Deconti, Gabriela Salvati
Orientador
Miotto, Fernanda
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc. Ao trabalhar o conceito de isomeria óptica na disciplina de Química, por vezes o professor nota que os alunos apresentam dificuldades de compreensão evidenciada em relação a outros conceitos dentro da Química Orgânica. Dessa forma, o presente trabalho busca a aplicação de uma sequência de ensino investigativa (SEI), isto e?, sequências de atividades (aulas) e a metodologia jigsaw como estratégias de ensino fundamentadas em concepções prévias e subsidiadas pela evolução conceitual, dentro de uma abordagem construtivista. Como produto temos uma proposta pedagógica organizada na forma de uma sequência de ensino investigativa com o tema: Como promover a aprendizagem dos alunos do 3° ano do Ensino Médio usando a metodologia de ensino por investigação na construção do conceito de isomeria óptica? Diante do que foi apresentado o objetivo geral da pesquisa é: Desenvolver o conceito de Isomeria Óptica por meio de uma sequência didática para a construção e potencialização de aprendizagem conceitual dos alunos. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/15004
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [99]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV