• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Medidas de comprimento : uma sequência didática na perspectiva interdisciplinar para o ensino fundamental

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Ivana Roberta Rech.pdf (8.286Mb)
Produto educacional Ivana Roberta Rech.pdf (853.7Kb)
Data
2025-01-29
Autor
Rech, Ivana Roberta
Orientador
Júnior Giovannini, Odilon
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente dissertação é o relato de uma pesquisa acerca da elaboração, aplicação e validação de uma sequência didática com práticas interdisciplinares voltado ao ensino e à aprendizagem das medidas de comprimento para o quinto ano do ensino fundamental em uma escola privada no município de Caxias do Sul. A pesquisa buscou responder a seguinte questão norteadora: Como uma sequência didática com práticas interdisciplinares voltadas à realidade dos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental contribuiu para a aprendizagem significativa dos conceitos de grandezas e medidas de comprimento?" A pesquisa realizada é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Para encontrar a solução da questão norteadora foi elaborada uma sequência didática fundamentada na Teoria de Aprendizagem Significativa e com abordagem interdisciplinar como uma forma de articular, relacionar e integrar os conhecimentos de Língua Portuguesa, Arte, Geografia, Educação Física, História e Matemática no processo de ensino e aprendizagem, considerando a manutenção de uma estrutura disciplinar em momentos específicos no trabalho pedagógico. A sequência didática foi desenvolvida em 11 encontros de 50 minutos nos meses de novembro e dezembro de 2023. A partir da análise dos dados obtidos por meio de atividades práticas de medições, trabalhos em grupo e questionário, entre outros, pode-se encontrar evidências da ocorrência de aprendizagem significativa referente ao conteúdo de medidas de comprimento. Assim, como produto educacional dessa pesquisa foi gerada uma sequência didática com práticas interdisciplinares que visa contribuir com a prática docente para o ensino de grandezas e medidas de comprimento focando na participação ativa dos estudantes do Ensino Fundamental para a construção do conhecimento. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14192
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV