• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre frações aplicada na disciplina de didática da matemática do curso normal

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Dulce Pereira Carneiro Barp.pdf (29.85Mb)
Produto educacional Dulce Pereira Carneiro Barp.pdf (5.034Mb)
Data
2024-11-13
Autor
Barp, Dulce Pereira Carneiro
Orientador
Boff, Elisa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho apresenta o planejamento, a aplicação e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre Frações Aplicada na Disciplina de Didática da Matemática do Curso Normal, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, localizado na cidade de Vacaria, em uma turma de terceiro ano do Curso Normal, com 14 alunas. A unidade de ensino foi organizada em oito etapas com atividades específicas para a aprendizagem do conteúdo de Frações. A análise dos resultados da aplicação da proposta foi feita por meio de instrumentos de avaliação diagnóstica e avaliação final, além da construção de mapas conceituais iniciais e finais. A pesquisa foi realizada com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, com a análise dos mapas conceituais fundamentada em uma adaptação da Taxonomia Topológica de Novak e Cañas. Foram utilizadas, também, nas etapas da UEPS, estratégias de aprendizagem ativa, tais como: Think-pair-share, In-class exercises, Thinking-aloud pair problem solving e a Sala de Aula Invertida. Os resultados apontaram que a metodologia adotada possui potencial para promover a aprendizagem significativa e duradoura. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13985
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV