• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estratégias de aprendizagem para o ensino de equação de primeiro grau com aluno surdo

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Elisa Ariotti.pdf (32.01Mb)
Produto educacional Elisa Ariotti.pdf (58.53Mb)
Data
2024-09-28
Autor
Ariotti, Elisa
Orientador
Martins, José Arthur
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma proposta de ensino para a aprendizagem de equação do primeiro grau por um aluno surdo através da utilização de materiais manipuláveis e jogos no planejamento, aplicação e avaliação de uma sequência didática. Ela foi adaptada à realidade de um aluno surdo do Ensino Fundamental, especificamente no 7º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Caminhos do Aprender no município de Bento Gonçalves/RS. A dissertação expõe uma pesquisa com a finalidade exploratória de equação de primeiro grau por meio de material manipulável, jogos e atividades direcionadas, com o intuito de proporcionar ao estudante o acesso e entendimento desse conteúdo, procurando explorar o raciocínio lógico abstrato dele. Os jogos utilizados na sequência didática são originais, produzidos pela própria autora, sendo alguns adaptados de outros trabalhos, de modo a potencializar a sua utilização no contexto da pesquisa. Todas as atividades e jogos foram planejadas com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico abstrato e compreensão de equação de primeiro grau. Com base em Vygotsky e Montessori, discute-se desde a aquisição da linguagem através da interação do sujeito com o ambiente até a manipulação de objetos para a construção e generalização de conceitos, resultando como produto desta pesquisa uma sequência didática denominada UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE PRIMEIRO GRAU PARA ALUNOS SURDOS. Essa sequência didática integra atividades direcionadas de retomada de conteúdo, uso de material manipulável e jogos para a compreensão de equação de primeiro grau. A análise dos dados obtidos com a pesquisa foi qualitativa, avaliando-se o diário de bordo, anotações, registros fotográficos, vídeos, desenvolvimento das atividades com materiais impressos e manipuláveis, dos jogos e do acadêmico protagonista da pesquisa, o qual revelou aprendizagens e envolvimento para além das expectativas da pesquisadora. Pode-se concluir que o produto educacional gerado a partir desta pesquisa, tornou-se um recurso didático com grande potencial para a aprendizagem e o desenvolvimento do raciocínio lógico abstrato, propiciando um processo de ensino e de aprendizagem de Equação do primeiro grau mais acessível, compreensível e atrativo. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/13849
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • A experiência da Olimpíada Nacional em História do Brasil na Escola Rosa Figueiredo de Lima na cidade de Cabedelo-PB (2010- 2019) : aproximações com a história pública 

    Silva, Francisco Washington Feitosa (2025-04-04)
    Esta pesquisa é fruto de uma vivência ocorrida entre os anos de 2010 e 2019 na escola pública de ensino fundamental Rosa Figueiredo de Lima, situada na cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba, onde realizamos, como ...
  • Práticas de leitura literária e escrita no ensino médio: a vida em biografema 

    Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos (2019-05-29)
    Implicada com a leitura literária e com a escrita no Ensino Médio, a pesquisa Práticas de Leitura Literária e Escrita no Ensino Médio: a vida em biografema toma uma vida. Sempre uma vida. Assim, uma-vida-de-professora ...
  • Uma investigação sobre escalas a partir de uma perspectiva interdisciplinar 

    Fernandes, Márcia (2014-06-02)
    O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel das ações interdisciplinares na formação do conceito de escala do estudante. Para isso, investigou-se, a literatura e os livros-texto sobre o assunto, assim como a ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV