• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise dos parâmetros do processo de soldagem a ponto por resistência na qualidade das juntas em estruturas automotivas

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Eduardo Pegorini.pdf (3.302Mb)
Data
2021-12-11
Autor
Pegorini, Eduardo
Orientador
Acosta, Victor Hugo Velazquez
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
As carrocerias dos automóveis são em sua maioria, constituídas de um conjunto de chapas de aço conformadas, que são posteriormente unidas a partir do processo de soldagem a ponto por resistência. O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência dos parâmetros de soldagem aplicados, na resistência mecânica e nas propriedades físicas e metalúrgicas de juntas utilizadas em estruturas automotivas. Dois conjuntos de chapas foram testados, e representam de modo genérico a longarina dianteira e a lateral inferior de um veículo, respectivamente. Na composição das juntas, estão presentes aços ao carbono, e aços de alta resistência mecânica, escolhidos de acordo com a região da carroceria em que são empregados. Para legitimar este estudo, foram soldados corpos de prova padronizados, sob diferentes combinações de parâmetros da soldagem a ponto. Em seguida, as amostras foram submetidas à avaliações da presença de defeitos superficiais, e de tamanho da solda, além de ensaios de resistência ao cisalhamento, metalográfico e de microdureza. Os resultados obtidos indicaram que a intensidade das principais variáveis deste processo, altera o nível de calor gerado na junta soldada, afetando o tamanho do ponto e influenciando em sua resistência ao cisalhamento. A combinação de parâmetros que promoveu melhores resultados na soldagem da junta com duas chapas de aço SAE 1010, teve corrente aplicada de 9,0 kA, força de soldagem de 2,7 kN e tempo de liberação de corrente de 490 ms. No experimento com aços SAE 1006 e USI – LN 700, destaca-se a combinação executada com corrente em 8,0 kA, força de 2,4 kN e tempo de 420 ms. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10799
Collections
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [309]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV