Análise dos parâmetros do processo de soldagem a ponto por resistência na qualidade das juntas em estruturas automotivas
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Data
2021-12-11Autor
Pegorini, Eduardo
Orientador
Acosta, Victor Hugo Velazquez
Metadata
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As carrocerias dos automóveis são em sua maioria, constituídas de um conjunto de chapas de aço conformadas, que são posteriormente unidas a partir do processo de soldagem a ponto por resistência. O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência dos parâmetros de soldagem aplicados, na resistência mecânica e nas propriedades físicas e metalúrgicas de juntas utilizadas em estruturas automotivas. Dois conjuntos de chapas foram testados, e representam de modo genérico a longarina dianteira e a lateral inferior de um veículo, respectivamente. Na composição das juntas, estão presentes aços ao carbono, e aços de alta resistência mecânica, escolhidos de acordo com a região da carroceria em que são empregados. Para legitimar este estudo, foram soldados corpos de prova padronizados, sob diferentes combinações de parâmetros da soldagem a ponto. Em seguida, as amostras foram submetidas à avaliações da presença de defeitos superficiais, e de tamanho da solda, além de ensaios de resistência ao cisalhamento, metalográfico e de microdureza. Os resultados obtidos indicaram que a intensidade das principais variáveis deste processo, altera o nível de calor gerado na junta soldada, afetando o tamanho do ponto e influenciando em sua resistência ao cisalhamento. A combinação de parâmetros que promoveu melhores resultados na soldagem da junta com duas chapas de aço SAE 1010, teve corrente aplicada de 9,0 kA, força de soldagem de 2,7 kN e tempo de liberação de corrente de 490 ms. No experimento com aços SAE 1006 e USI – LN 700, destaca-se a combinação executada com corrente em 8,0 kA, força de 2,4 kN e tempo de 420 ms. [resumo fornecido pelo autor]