• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Janete Maria Scopel.pdf (6.200Mb)
Data
2015-12-08
Autor
Scopel, Janete Maria
Orientador
Schneider, Vania Elisabete
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições da prática do aquarismo para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola. Busca, também, avaliar os conhecimentos iniciais e finais dos professores e estudantes acerca dos ecossistemas aquáticos, capacitar os professores da rede de ensino básico para o desenvolvimento de uma proposta interdisciplinar por meio do uso de um aquário como estratégia de ensino, verificar a potencialidade do aquário, como um modelo de ensino, para a compreensão do funcionamento de um ecossistema aquático natural e a organização de um guia de apoio pedagógico para o estudo de um ecossistema aquático artificial para contribuir para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola. A pesquisa desenvolvida neste trabalho é de natureza aplicada; qualitativa quanto à abordagem; descritiva quanto aos objetivos, e participante quanto aos procedimentos. A análise e coleta dos dados foram por meio de avaliações diagnósticas iniciais e finais aplicadas aos professores e estudantes do 9º ano da escola parceira, no ano de 2014, por meio das ações na escola para a manutenção do aquário e pela mostra de trabalhos apresentada para a comunidade, onde os conhecimentos construídos foram compartilhados. Os principais resultados deste trabalho indicaram que a atividade do aquarismo pode ser considerada como uma estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola, pois a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes, novas informações foram agregadas à estrutura cognitiva dos mesmos e assim, novas ideias e conhecimentos foram construídos. Constatou-se por meio das avaliações diagnóstica que houve uma melhor compreensão da importância do cuidado com os ecossistemas aquáticos e com o meio ambiente, fomentando a reflexão quanto à responsabilidade de cada um frente aos recursos naturais, preservando-os às futuras gerações. Como produto final desta pesquisa foi organizado um “Guia de Apoio Pedagógico para o Estudo de um Ecossistema Aquático Artificial”, o qual servirá de subsídio para professores de educação básica, orientando para a montagem e manutenção de um aquário na escola, bem como para uso deste como estratégia para a ocorrência da aprendizagem significativa sobre a temática recursos hídricos.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1080
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV