E.M.E.F. Dom Henrique Gelain: ações para a valorização e preservação do espaço escolar e seu entorno
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-19Autor
Higuera, Maria Jardelene Lopes
Orientador
Ruffato, Katani Maria Monteiro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação tem como objetivo promover a reflexão sobre o exercício da cidadania a partir da proposição de um projeto de educação patrimonial que oportunize a participação efetiva dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Henrique Gelain, situada no bairro São José, bairro periférico da cidade de Vacaria, no interior do Rio Grande do Sul, onde a mestranda atua como professora de História. Para o desenvolvimento desse estudo foi concebido, sistematizado e construído o projeto Como eu vejo os lugares por onde ando: construindo histórias, formando cidadania o qual segue como principais referências metodológicas as orientações da Cartilha de Educação Patrimonial do IPHAN (2016) e a dissertação Descobrindo o valor das coisas ao meu redor, de Ana Paula Almeida (2017), além de autores que discutem noções de patrimônio, educação patrimonial e as relações com o ensino de História. Para a construção do projeto de educação patrimonial foi realizada uma contextualização histórica da cidade de Vacaria, do bairro São José e da escola Dom Henrique Gelain com a utilização de fontes documentais e bibliográficas para um melhor entendimento sobre as condições socioeconômicas que caracterizam a comunidade escolar, em especial dos estudantes e seus grupos familiares. Espera-se que o projeto Como eu vejo os lugares por onde ando: construindo histórias, formando cidadania sirva como referência a outros profissionais da educação básica de ensino que estejam interessados em atividades voltadas para a construção de identidades, valorização de espaços coletivos, reconhecimento e fortalecimento da cidadania onde os alunos são estimulados a serem protagonistas de ações de construção de histórias plurais. [resumo fornecido pelo autor]