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Sobre a desnaturação humana: a formação e a dissolução dos costumes na antropologia de Rousseau
dc.contributor.advisor | Salvadori, Mateus | |
dc.contributor.author | Zen, Breno Bertoldo Dalla | |
dc.contributor.other | Torres, João Carlos Brum | |
dc.contributor.other | Façanha, Luciano da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T17:30:15Z | |
dc.date.available | 2022-09-01T17:30:15Z | |
dc.date.issued | 2022-09-01 | |
dc.date.submitted | 2022-08-04 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/10923 | |
dc.description | Esta dissertação tem como principal objetivo investigar a formação antropológica do pensamento de Jean-Jacques Rousseau, a partir de suas reflexões críticas sobre os costumes europeus do Século XVIII. Para este fim, consideramos a noção conjectural que é desenvolvida no Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens, que presume que o homem teria sofrido um processo radical de desnaturação, a passagem do estado de natureza para o estado civil. A alegoria rousseauniana considera o homem da natureza como um ser livre e independente, que não se utilizava da faculdade da razão, nem era capaz de considerações morais. Quando socializado e policiado, o abuso das faculdades o tornou um ser vil, vaidoso, competitivo e ambicioso. Assim considerando, pretendemos responder às seguintes questões: como o ser humano se tornou um ser egoísta e dissimulado? Houve um estágio social em que a vida humana foi mais equilibrada e comunitária? Podemos dizer que a noção de civilização que é desenvolvida no período Iluminista contribuiu para a formação de noções etnocentristas? O que torna possível que pensemos em um estado natural do ser humano? Qual a importância do desenvolvimento dos interesses pessoais para a formação da sociedade? O presente trabalho também implica reflexões sobre a influência da obra rousseauniana para o desenvolvimento da antropologia moderna, partindo das críticas de Rousseau aos relatos de viajantes sobre povos isolados do Novo Mundo. Pretendemos, com este trabalho, realizar uma análise bibliográfica que possa contribuir com a renovação da importância da obra rousseauniana no contexto antropológico. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis' aim is to investigate the anthropological formation of Jean-Jacques Rousseau's thought, based on his critical reflections on European customs in the 18th century. To this end, we consider the conjectural notion that is developed in A discourse upon the origin and foundation of the inequality among mankind, which assumes that man would have suffered a radical process of denaturation, the passage from the state of nature to the civil state. Rousseau's allegory considers the man of nature as a free and independent being, who did not use the faculty of reason, nor was he capable of moral considerations. When socialized and policed, the abuse of faculties made him a vile, vain, competitive and ambitious being. Considering this, we intend to answer the following questions: how did the human being become a selfish and disguised being? Was there a social stage when human life was more balanced and communal? Can we say that the notion of civilization that is developed in the Enlightenment period contributed to the formation of ethnocentrist notions? How can we think about a natural state of the human being? How important is the development of personal interests for the formation of society? The present work also implies reflections on the influence of Rousseau's work on the development of modern anthropology, starting from Rousseau's criticism of travelers' accounts of isolated peoples in the New World. With this work, we intend to carry out a bibliographical analysis that can contribute to the renewal of the importance of Rousseau's work in the anthropological context. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778 - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.subject | Usos e costumes | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778 - Criticism and interpretation | en |
dc.subject | Anthropology | en |
dc.subject | Manners and customs | en |
dc.subject | Philosophy | en |
dc.title | Sobre a desnaturação humana: a formação e a dissolução dos costumes na antropologia de Rousseau | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8197250272104017 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | Zen, Breno | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Filosofia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2022-08-31 |