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dc.contributor.advisorSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.authorPoletto, Simone Nichele
dc.contributor.otherLopes, Daniel de Queiroz
dc.contributor.otherSilva, Fernando Duro da
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.date.accessioned2016-01-27T17:44:58Z
dc.date.available2016-01-27T17:44:58Z
dc.date.issued2016-01-27
dc.date.submitted2015-08-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1093
dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo investigar o perfil do professor-arquiteto após a inserção da tecnologia digital no processo projetual das disciplinas de projeto arquitetônico, analisar a influência da tecnologia digital como suporte de criação, baseado nos estudos de Levy (1993), Steele (2001), Braida et. al. (2006) e Orciuoli (2010), na criatividade, referendada pelos estudos de Guimarães (1995) e Andrade (2006) e na linguagem gráfica, a partir dos estudos de Carvalho et.al. (2002) e Matos et. al. (2010), elencar categorias emergentes do corpus de pesquisa para interpretar e apresentar argumentos que expressem a compreensão sobre o perfil do professor-arquiteto. Para tanto foi desenvolvido o levantamento histórico sobre a educação em arquitetura a fim de compreender como chegamos às práticas pedagógicas atuais; o estudo sobre a influência da tecnologia digital na criatividade, na linguagem gráfica e como suporte de criação; fundamentado na teoria sociointeracionista de Vygotsky (1998, 1990, 2001). O percurso metodológico começou com entrevistas individuais semiestruturadas a partir das ideias de Gil (2009), com cinco professores-arquitetos que ministram a disciplina de projeto arquitetônico utilizando a tecnologia digital no processo projetual. O corpus de pesquisa foi tratado pela lente da análise textual discursiva de Moares e Galiazzi (2007), constituindo-se em uma pesquisa qualitativa. Com base nesta análise textual discursiva, surgiram categorias emergentes que foram articuladas com o corpus de pesquisa e o referencial teórico, resultando no metatexto, o qual expressa a compreensão atingida sobre o perfil do professor-arquiteto, referendada pelas verbalizações dos entrevistados e pelo referencial teórico, inferindo que, para utilizar a tecnologia digital como ferramenta de aprendizagem e interagir com os estudantes, o professor-arquiteto deve inserir-se na cultura digital e qualificar-se pedagogicamente. Por fim, concluímos a investigação atendendo aos objetivos específicos do estudo e descrevendo o perfil do professor-arquiteto diante dos desafios advindos da presença da tecnologia digital no processo educativo da disciplina projeto arquitetônico.pt_BR
dc.description.abstractThis master’s thesis intends to investigate the architect-professor’s profile after digital technology having been inserted in the projecting process of the architectural project courses, analyze the influence of digital technology as a support for creating, based on studies carried out by Lévy (1993), Steele (2001), Braida et. al. (2006), and Orciuoli (2010); on creativity, supported by studies performed by Guimarães (1995) and Andrade (2006); and on architectural language, from studies by Carvalho et.al. (2002) e Matos et. al. (2010). And also to list categories emerging from the research corpus in order to interpret and present arguments expressing the understanding on the architect-professor’s profile. For that purpose, a historical research was carried out on education in architecture in order to understand how we have come to the current practices; a study on the influence of digital technology on creativity, on architectural language and as a support for creating; having its theoretical basis on Vygotsky’s social-interactionism (1998, 1990, 2001). The methodological approach started with individual semi-structured interviews, based on Gil (2009), carried out with 5 architect-professors who teach the course on architectural project using digital technology in the projecting process. The research corpus was treated under the lens of discourse text analysis proposed by Moares e Galiazzi (2007), characterizing the investigation as a qualitative research. Based on that discourse textual analysis, some categories emerged and they were interweaved with the research corpus and the theoretical references, resulting in a metatext, which expresses the comprehension we have reached on the architect-professor’s profile, endorsed by what the interviewees say and by the theoretical references, inferring that, to use digital technology as a learning tool and to Interact with the students, the architect-professor has to be inserted in the digital culture and to have qualified pedagogically. And we conclude the investigation having met the specific purposes established for the study and describing the architect-professor’s profile in face of the challenges arising from the presence of digital technology in the educational process of the architectural project course.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectArquitetura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subjectArchitecture - Study and teachingpt_BR
dc.subjectArchitectural designpt_BR
dc.titleA atuação pedagógica do professor-arquiteto no contexto da cultura digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0467640931895415pt_BR
mtd2-br.author.lattesPOLETTO, S. N.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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