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dc.contributor.advisorStecanela, Nilda
dc.contributor.authorSalvador, Bruna
dc.contributor.otherMoraes, Cineri Fachin
dc.contributor.otherTeixeira, Lezilda Maria
dc.contributor.otherRoncarelli, Isadora Alves
dc.date.accessioned2022-09-21T20:06:21Z
dc.date.available2022-09-21T20:06:21Z
dc.date.issued2022-09-03
dc.date.submitted2022-08-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10960
dc.descriptionO presente Trabalho de Conclusão de Curso, na Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul, teve como objeto de estudo as perspectivas inovadoras de atuação docente na Pedagogia através da análise das práticas de estágio curriculares obrigatórios em espaços não escolares. O objetivo principal da pesquisa consistiu em analisar as práticas de estágio que se desenvolveram no âmbito dos espaços não escolares e não institucionalizados a fim de verificar as possibilidades inovadoras de cada atuação. Para isso, buscou-se conhecer diferentes projetos de estágio, a fim de identificar como as acadêmicas perceberam essa nova perspectiva de atuação e a forma com que a inovação esteve presente durante o processo. O referencial teórico tomado como base para o estudo parte das contribuições de autores, como: Freire (1996), Stecanela (2008;2018), Libâneo (2001; 2013), Singer (2015), Pedro (2016), Carvalho; Leite (2016); Leite (2012), Bacellar (2006), Pires (2018), Moraes (2003; 2006), Pestana (2014), Rocarelli (2019), Becker (2016) entre outros. A ancoragem metodológica, de natureza qualitativa, baseou-se no uso de instrumento de pesquisa, disponibilizado através da ferramenta Google Formulários, que foi elaborado segundo as concepções de Gil (1999), no qual as acadêmicas interagiram sobre as características do seu projeto de estágio em espaços não escolares. As narrativas foram analisadas através da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006;2003). Do processo de imersão nas narrativas surgiram duas temáticas principais: As relações com a disciplina de estágio e As relações com o campo de atuação. E destas surgiram sete categorias: A parte constituinte da identidade docente; As novas formas de pensar o estágio; O papel da professora orientadora; Os saltos que a prática de estágio permitiu; Os encontros com os ambientes não escolares; O desencanto com os ambientes não escolares e O pensar "fora da caixa". Os dados construídos na pesquisa mostraram que há formas possíveis de inovação docente na Pedagogia a partir das relações estabelecidas também nos âmbitos que se desdobram além da sala de aula. Resultados evidenciam ainda que é dentro do processo de distanciamento do lugar comum, nesse caso, da sala de aula, que se desencadeiam as possibilidades de renovação e criação de novas perspectivas e de um olhar sobre a própria formação. Além disso, o movimento de conhecer as alternativas desenvolvidas em espaços não escolares colocam-se como parte integrante da constituição da identidade docente e do fazer pedagógico. Ao expor-se aos novos ambientes, é possível expandir as alternativas, é tornar-se indulgente. Esses ambientes não escolares são alternativos, novos territórios de presença docente, que se tornam inspiração e desencadeiam novas perspectivas que não são vistas na escola ou na sala de aula. Mover-se para novos espaços configura-se em um processo de ousadia e novas descobertas que servem para inspirar à docência em sala de aula. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate thesis, from Pedagogy Degree at Universidade de Caxias do Sul, had as object of study the innovative perspectives of teaching performance in Pedagogy through the analysis of mandatory curricular internship practices in non-school spaces. The main objective of the research was to analyze the internship practices that were developed at non-school and non-institutionalized spaces in order to verify the innovative possibilities of each performance. For that purpose, a search was made to know different internship projects, in order to identify how students perceived this new perspective of action and the way in which innovation was present during the process. The theoretical foundation is based on the contributions of authors, such as: Freire (1996), Stecanela (2008;2018), Libâneo (2001; 2013), Singer (2015), Pedro (2016), Carvalho; Leite (2016); Leite (2012), Bacellar (2006), Pires (2018), Moraes (2003; 2006), Pestana (2014), Rocarelli (2019), Becker (2016) among others. It was used a qualitative methodology, based on the use of a research instrument, available through Google Forms, which was elaborated according to the conceptions of Gil (1999), in which students answered about aspects of their internship project in non-school spaces. The explanations were analyzed through the Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2006;2003). Two main approaches emerged: Relationships with the internship subject and Relationships with the field action. From these, seven categories appeared: The constituent part of the teaching identity; The new ways of thinking the internship; The role of the mentor teacher; The changes that the internship allowed; Encounters with non-school environments; Disenchantment with non-school environments and Thinking "outside the box". The data built in the research showed that there are possible ways of teaching from an innovative perspective in Pedagogy using the established relationships also in areas beyond the classroom. Results also show that it is during the process of distancing from the common place, in this case, the classroom, that the possibilities of renewal and creation of new perspectives and a look at training itself are triggered. Furthermore, it is essential that students get to know different possibilities developed in non-school spaces, because it is an integral part of the teaching identity and the pedagogical practice. By exposing to new environments, it is possible to expand the possibilities, to become indulgent. These non-school environments are different from what is common, which become inspiration and trigger new perspectives that are not seen at school or in the classroom. Moving to new spaces is a process of daring and new discoveries that serve to inspire teaching in classroom. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.titlePerspectivas inovadoras de atuação docente na pedagogia: um estudo sobre os estágios curriculares em ambientes não escolarespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.namePedagogia - Licenciaturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-09-02


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