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dc.contributor.advisorRamos, Flávia Brocchetto
dc.contributor.authorKaodoinski, Fabiana
dc.contributor.otherSoares, Eliana Maria do Sacramento
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherFávero, Altair
dc.contributor.otherHostins, Regina Célia Linhares
dc.contributor.otherRech, Gelson Leonardo
dc.date.accessioned2022-10-25T15:34:37Z
dc.date.available2022-10-25T15:34:37Z
dc.date.issued2022-10-21
dc.date.submitted2022-07-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11081
dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo central investigar sentidos da experiência acadêmica constituídos com base nas narrativas de estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior comunitária, matriculados no Currículo 'R' (inserido em um Programa de Reestruturação Curricular institucional), a fim de indicar caminhos à gestão acadêmica. A fundamentação teórica pautou-se, centralmente na teoria da relação com o saber, de Bernard Charlot (2013, 2005, 2000) e nos conceitos de: afiliação, de Coulon (2008); experiência, de Dewey (1976, 1979, 2010); educação superior, de Magalhães (2019) e Dias Sobrinho (2010); desagregação, de Tristan McCowan (2018); currículo, de Sacristán (2000) e Moreira (2013); linguagem, de Benveniste (2006); alteridade em Platão (2003); performatividade, de Stephen Ball (2004); universidade comunitária, de Fioreze (2017) e Longo (2019); gestão de instituição comunitária, de Frantz (2006); complexidade, de Morin (1973, 2002), e na tríade concebido, vivido e percebido de Lefebvre (1971). Com base nas teorias contempladas nesta investigação e nos conceitos autorais elaborados referentes ao design de experiência acadêmica, foi estabelecido diálogo com os dados empíricos, construídos com base em 134 interações de estudantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS) ao instrumento intitulado Balanço da Experiência, o qual foi introduzido por questionário socioeconômico. As narrativas foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Foram realizados, também, distanciamentos e aproximações das percepções dos estudantes em relação a documentos que revelam o concebido institucional, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2021 da UCS e os Cadernos da PRAC (2020). Como ferramenta de apoio, foi utilizado o software Exploratory na geração de gráficos, nuvem de palavras e explicitação de agrupamentos temáticos. Seis foram as categorias emergentes das narrativas estudantis: a) conquista; b) superação; c) movimento, crescimento, transformação de si, do outro e do mundo; d) pertencimento e inserção na comunidade; e) conhecimento; f) convivência. Os resultados da pesquisa apontam o diálogo como elemento central da relação com o saber na universidade comunitária. Assim, indicam a necessidade de os acadêmicos serem escutados em seus anseios ao longo do percurso de execução curricular. Diante do cruzamento dos dados, aponta-se um percurso orientativo de ações para a gestão universitária. A tese defendida é de que, ao considerar e inter-relacionar sistemicamente dimensões do design de experiência acadêmica - que envolve design de trajetória acadêmica e design de vivência acadêmica (nas perspectivas estudantil e institucional) -, a gestão acadêmica da universidade comunitária: a) fortalece o diálogo e a participação; b) potencializa o processo de afiliação do discente, contribuindo para a ampliação do pertencimento e para a permanência dele ao longo da trajetória de execução curricular; c) compreende e assume com mais propriedade a finalidade da instituição comunitária, voltada ao bem-comum; e d) gera mais subsídios para o design de gestão no enfrentamento da crise de identidade que permeia a educação superior e na definição de futuros institucionais.[resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis work aims mainly to investigate significations of the academic experience, constituted by narratives of graduation students from a community superior education institution, registered in the 'R' Curriculum (inside an institutional Program of Curricular Restructuration), in order to point possible paths for the academic management. The theoretical foundation was based mainly on the theory of relation to knowledge, by Bernard Charlo (2013, 2005, 2000); and on the concepts of: affiliation, by Coulon (2008); experience, by Dewey (1976, 1979, 2010); college education, by Magalhães (2019) and Dias Sobrino (2010); unbundling, by Tristan McCowan (2018); curriculum, by Sacristán (2000) and Moreira (2013); language, by Benveniste (2006); alterity, in Platão (2003); performativity, by Stephen Ball (2004); community university, by Fioreze (2017) and Longo (2019); community institution management, by Frantz (2006); complexity, by Morin (1973, 2002) and in the conceived, lived and perceived, triad by Lefebvre (1971). Based on the theories contemplated on this investigation and on the authorial concepts related to the design of the academic experience, a dialogue with empirical data was established. This data was built from 134 answers from students at University of Caxias do Sul (UCS) to the instrument entitled "Experience Balance", which was introduced by a socioeconomic questionnaire. The narratives were treated considering the perspective of through Discursive Text Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2007). Distancing and approximations of the students? perceptions with documents that reveal the institutional conceptions were also performed, such as the Institutional Development Plan (IDP) 2017-2021 by the University itself, and the Notebooks of PRAC (2020). As a support tool, the Exploratory software was used for the generation of graphics, word clouds and the explanation of thematic groups. Six categories emerged from the student narratives: a) achievement; b) resilience; c) movement, growth, transformation; d) belonging and community integration; e) knowledge; f) coexistence. The results of the research point the dialogue as a central element of the relation with knowledge in the community university. Thus, it shows the academics' need to be listened about their yearnings through the course of curricular execution. In face of the data crossing, an orientational method of actions is suggested to University Management. The thesis here is that, by considering and systematically inter relating design dimensions of the academic experience design - which involves academic path design and academic experience design (in the student's and institution's perspective) -, the academic management of the community university can: a) strengthen of the dialogue and participation; b) potentiate the student affiliation process, contributing to the amplification of belonging and to its permanence trough the curricular execution; c) better understand and appropriate the purpose of the community institution, which is the common good; and d) generate more subsides to the management design to face the identity crisis that permeates college education and the definition of institutional futures. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades comunitáriaspt_BR
dc.subjectCurrículos - Planejamentopt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Narrativas pessoaispt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectQualidade no relacionamentopt_BR
dc.subjectCommunity collegesen
dc.subjectCurriculum planningen
dc.subjectCollege students - Personal narrativesen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectRelationship qualityen
dc.titleNarrativas em relação: do design da experiência acadêmica ao design de gestãopt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2859463032697594pt_BR
mtd2-br.author.lattesKaodoinski, Fabianapt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorStecanela, Nilda
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-10-21


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