Análise do mercado pet em Caxias do Sul: os desafios e as oportunidades
Date
2020-12-11Author
Dullius, Vinícius Lermen
Orientador
Reis, Zaida Cristiane dos
Metadata
Show full item recordAbstract
Este estudo analisa o mercado pet na cidade de Caxias do Sul no ano de 2020 com o objetivo de entender quais fatores tornam o pet shop tradicional um modelo de negócio de difícil viabilização frente a um ambiente bastante competitivo, assim como propõem-se a indicar práticas que aumentem a probabilidade de sucesso e alternativas a esta estratégia. Para alcançar este objetivo a metodologia utilizada foi a revisão literária para estruturação de referencial teórico juntamente com a realização de pesquisa quantitativa aplicada em proprietários de animais de estimação residentes na cidade de Caxias do Sul. Os dados coletados passaram por análise estatística e apontaram para a necessidade de afastar-se do modelo de pet shop tradicional e apostar em especialização em grupos de produtos ou serviços como forma de tornar-se referência nestes. Apontaram ainda para a necessidade de investir em formas inovadoras de atendimento que possibilitem a diferenciação frente a concorrência, bem como indicaram que existem demandas não atendidas que possibilitam boas oportunidades disponíveis no mercado. [resumo fornecido pelo autor]