Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso por autor "Agliardi, Delcio Antônio"
Itens para a visualização no momento 1-17 of 17
-
O acolhimento de crianças no cotidiano da escola de educação infantil
Aguiar, Geórgia Caroline Lazari (2021-12-18)O presente artigo aborda a temática do acolhimento de crianças bem pequenas no cotidiano da escola de Educação Infantil. Tem como objetivo, retratar a importância de se praticar uma cultura do acolhimento, apresentando os ... -
Aprendizagem da leitura e da escrita no cenário da pandemia
Carvalho, Tamar Gutterres de (2021-07-20)O presente trabalho de conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia tem como tema as aprendizagens da linguagem e da escrita no cenário da pandemia da COVID-19. Seu objetivo principal é analisar quais foram as aprendizagens ... -
A atuação do pedagogo : uma possível ramificação no contexto educativo pela equoterapia
Silva, Janaína Araújo da (2019-12-12)O presente trabalho tem como objetivo compreender qual é o papel do pedagogo na equoterapia e como sua atuação pode auxiliar no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens com deficiência. Para isso, ... -
Autismo na creche: entre o real e o ideal
Palavre, Nicole Mascarello (2020-07-16)Este Trabalho de Conclusão de Curso, apresenta como o pedagogo poderá encontrar amparo legal e teórico, para lidar com situações corriqueiras em que a criança com TEA, necessita de auxílio. [resumo fornecido pelo autor] -
A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) e a concepção do brincar heurístico: aproximações ou distanciamentos
Ferrarini, Letícia Duque (2020-12-03)Esta pesquisa trata do brincar heurístico na Base Comum Curricular (BNCC), tendo como problema de pesquisa a seguinte questão: "De que forma a concepção do brincar heurístico se revela na Base Nacional Comum Curricular ... -
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil
Rech, Karen Liane (2021-07-15)O artigo objetiva analisar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Educação infantil. O método empregado é o exploratório, com metodologia qualitativa. Serão utilizados autores como: Freire (1996), ... -
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento de adolescentes na educação não escolar
Lopes, Alexander dos Santos (2021-12-18)Este trabalho se propõe a refletir sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) como possibilidade da garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de adolescentes. Nele iremos observar como ... -
Educar para cultura da sustentabilidade: saberes e desafios
Daneluz, Gessica Aline (2020-12-19)A presente monografia de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) destaca a necessidade de compreender a educação como uma cultura da sustentabilidade. O principal objetivo da investigação é ... -
Escolas transformadoras para a infância: um estudo de caso
Perboni, Gislaine Bizotto (2022-07-18)Este artigo apresenta um estudo de caso sobre escolas transformadoras para a infância. Trata-se de uma investigação que contempla aspectos do Projeto Político Pedagógico de uma escola de Educação Infantil localizada na ... -
Espaços do berçário na escola de educação infantil: explorações, vivências e descobertas
Martello, Aline (2020-07-21)A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e atende crianças de zero a cinco anos de idade. Deste modo, com o intuito de investigar a etapa do berçário, que corresponde a bebês de zero à 1 ano e 6 meses de ... -
A matemática na Educação Infantil e a formação continuada de professores
Procksch, Deisi Suéli (2019-12-12)Este estudo aborda a matemática na Educação Infantil como uma área de conhecimento necessária para essa etapa da Educação Básica. O principal objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender a matemática na ... -
Musicalidade na escola da infância
Beck, Thaís Sofia (2021-08-07)Este artigo resulta de projeto de pesquisa, realizado durante a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo de explorar as práticas pedagógicas, que utilizam a linguagem musical na Educação Infantil ... -
Musicalização para o desenvolvimento de bebês
Santos, Luana Duarte dos (2022-02-01)Esta monografia tem como objetivo investigar as contribuições da musicalização para o desenvolvimento da linguagem de bebês matriculados em escolas de Educação Infantil a partir do olhar de professores que atuam no berçário. ... -
Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas
Peroni, Natália Fabro (2021-07-20)A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e teve como intuito entender o papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala de ... -
Parceria público-privado na educação infantil na cidade de Caxias do Sul-RS
Cruz, Mônica Simão da (2022-01-26)O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul-RS. Tem como objetivo investigar os possíveis impactos na formação humana ocasionados ... -
Processos educativos intergeracionais entre avós e netos no período da pandemia de COVID-19
Azevedo, Júlia Soso de (2021-07-21)O presente texto resulta de um projeto de pesquisa, que faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso, que investigou os processos educativos intergeracionais entre avós e netos, a partir da dimensão da convivência no período ... -
O Transtorno do Espectro Autista na pré-escola
Schmitz, Tainara (2020-12-29)O principal objetivo da presente monografia de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) é investigar, conhecer e pesquisar sobre a relação da família nas aprendizagens de ...