• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala das crianças pequenas

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Natalia Fabro Peroni.pdf (959.3Kb)
Data
2021-07-20
Autor
Peroni, Natália Fabro
Orientador
Welter, Cristiane Backes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente monografia tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e teve como intuito entender o papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da fala de crianças pequenas, de 04 e 05 anos, pertencentes a etapa da pré-escola na Educação Infantil. A temática foi escolhida a fim de entender como ocorre o processo de construção da fala, março de desenvolvimento tão significativo da infância, bem como identificar como o pedagogo pode auxiliar nesse processo. A metodologia empregada será fundamentada através da pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica e no Discurso do Sujeito Coletivo, técnica idealizada por Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcantti Lefèvre (2005). A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado, respondido por 13 professores atuantes da pré-escola. Os principais apoios teóricos que contribuíram para a análise dos dados obtidos na pesquisa foram: Juliana Trentini (2018), Jean Piaget (1983), nas escritas de Adrián Oscar Dongo Montoya (2006), Fernanda Dias (2010) e Ana Caroline Lima e Jaíne Prislaine Alves (2016), além dos principais documentos normativos que embasam a educação brasileira. As conclusões deste estudo apontam que as dificuldades na fala prejudicam em diversos fatores as crianças, tanto nos aspectos cognitivos, sociais e de interação, como no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível observar como um trabalho constante e significativo por parte dos pedagogos em sala de aula abre caminhos para estimular o desenvolvimento da fala, vinculadas também, ao empenho de profissionais especializados, que em parceria com a escola realizam proposta pedagógica em conjunto. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8900
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV