• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O acolhimento de crianças no cotidiano da escola de educação infantil

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Georgia Caroline Lazari Aguiar.pdf (189.6Kb)
Data
2021-12-18
Autor
Aguiar, Geórgia Caroline Lazari
Orientador
Agliardi, Delcio Antônio
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente artigo aborda a temática do acolhimento de crianças bem pequenas no cotidiano da escola de Educação Infantil. Tem como objetivo, retratar a importância de se praticar uma cultura do acolhimento, apresentando os principais fatores que propiciam para que esse processo se dê de forma acolhedora e prazerosa para a criança que está realizando seu ingresso na escola. O método utilizado para o desenvolvimento do projeto de pesquisa é o exploratório, desenvolvido por meio de entrevista com professoras que realizam o atendimento do agrupamento de crianças bem pequenas, e a partir de pesquisa bibliográfica, retratando a compreensão dos teóricos sobre o tema. A metodologia é de natureza qualitativa em diálogo com a análise textual discursiva desenvolvida por Moraes (2003). Dentre os autores abordados no artigo, os que se destacam são: Freire (1997), Weffort (1996) e Staccioli (2013), além de também trazer a pauta, evidenciando o que diz a BNCC (2018). Percebeu-se através das vivências e conhecimentos obtidos com a pesquisa, que o termo adaptar faz parte do senso comum e se distancia ao termo sugerido para o ato de acolher, ao qual se compreende que tal processo é sentido e vivido de maneira singular para cada criança, por isso, seu tempo e limites precisam ser respeitados, sendo necessário que haja um diálogo constante, permanente e transparente entre família e escola. No acolhimento, o professor precisa manter o olhar sensível, promovendo práticas e intervenções educativas baseadas no afeto e no carinho, oferecendo segurança à criança que está chegando no ambiente escolar. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/9969
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV