Navegação Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra por autor "Boff, Elisa"
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Estudo em processamento de imagens digitais aplicado ao reconhecimento de placas de veículos automotores brasileiros
Almeron, Cássio PinheiroEste trabalho apresenta a pesquisa e o desenvolvimento de um método para identificação dos caracteres de placas de licenciamento de veículos automotores através de imagens digitais. Esta identificação é realizada através ... -
Um estudo sobre a holografia aplicada a visualização do eclipse solar e lunar
Hoffmann, Bruno Vaz (2019-06-18)O seguinte trabalho abordará a história da holografia, contextualizando os métodos utilizados ao longo dos anos e suas tecnologias e também sobre possíveis áreas de aplicação como estratégia educacional para ensino da ... -
Um estudo sobre modelos e tecnologias de colaboração para o desenvolvimento de um portal web
Hansen, Joel FabianoEste trabalho apresenta um estudo sobre colaboração no contexto da computação, área conhecida como CSCW (Computer Supported Coopertive Work). Neste contexto, é abordado o Modelo 3C de Colaboração, a partir do estudo de ... -
Experiência do usuário em Progressive Web Apps
Ceconi, Laura (2019-07-03)A popularização da web nas últimas décadas possibilitou a expansão das tecnologias que a compõem. Mais recentemente, surgiram os Progressive Web Apps (PWAs) que conseguem quase que completamente entregar as mesmas ... -
Experiência do usuário: análise e aplicação de métodos de avaliação
Falavigna, Vinícius Deboni (2015)A expressão "Experiência do Usuário" ("User Experience"), embora bastante empregada nas áreas de Interação Humano-Computador e Design de Interação, engloba um conceito ainda sem uma definição amplamente aceita. Neste ... -
Ferramenta de auxílio à aprendizagem de algoritmos: estudo baseado em ambientes de aprendizagem para áreas complexas
Arrosi, TiagoPrimeiramente neste trabalho é apresentado um estudo sobre ambientes virtuais de aprendizagem, mostrando suas características, objetivos e as tecnologias utilizadas para ajudar os alunos no estudo. Após, introduzimos aos ... -
GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Vicente, Évila Vanessa da Silva (2020-12-24)Este trabalho visou o desenvolvimento um serious game, a fim de ensinar geometria para crianças de 12 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que esse público enfrenta muitas dificuldades na compreensão ... -
Gestão de perfis em comunidades de prática em sistemas multiagentes
Lubenow, Sidinei DanielEste trabalho descreve o estudo, análise, modelagem e implementação de agentes de informação que visam a gestão e partilha de conhecimento em um contexto de comunidades virtuais. O principal objetivo é definir uma plataforma ... -
Heurísticas para interfaces web
Fabro, Samuel da Luz (2018-05-10)Desenvolve-se neste trabalho uma proposta de heurísticas para auxiliar no processo de criação de interfaces em sistemas WEB, com o objetivo de ser aplicada em projetos do Laboratório de Criação e Aplicação de Software da ... -
Hipermídia adaptativa para o estudo da língua japonesa
Nienow, Everton Cristiano MerckelEste trabalho elabora uma alternativa para o estudo da língua japonesa, não apenas na questão gramatical e de vocabulário, mas também almeja atingir a praticidade no que diz respeito à localização e tempo disponível para ... -
Imagem capturada para construção de memória coletiva projeto MyTravelBook
Comparin, Erich (2017-08-15)Este trabalho apresenta um estudo sobre a imagem, analisada como recurso de memória. O valor do registro imagético na rememoração e como este é interpretado com imparcialidade pelos seus expectadores é apresentado pelas ... -
Integração da plataforma Nagios com dispositivos IoT via SNMP
Correia, Guilherme Bergmann (2018-10-03)Esta monografia tem como objetivo conectar dispositivos IoT com o software gerenciador de redes Nagios. O emprego do protocolo SNMP foi fundamental para realização dessa conexão. Para embasar este projeto, foram utilizados ... -
Integração de ferramenta de videoconferência ao Moodle
Kich, SinaraA busca por Educação a Distância via Internet tem crescido nos últimos tempos, e para ofertá-la é essencial o uso de um ambiente virtual de aprendizagem. O Moodle é apontado como o ambiente virtual de aprendizagem mais ... -
Interação criança-robô na educação: desafios computacionais na concepção de tecnologias para as próximas gerações
Colferai, Fátima (2019-08-26)O campo de Interação Humano-Robô (IHR) é uma união entre diversas áreas, dentre elas a psicologia, ciência da computação e engenharia. As disciplinas buscam o entendimento projetando e avaliando sistemas robóticos que ... -
Interação na web : um estudo sobre interfaces e conceitos de desenvolvimento
Andriolo, Eduardo Luiz (2018-04-26)A criação da Internet e o surgimento da Web propiciaram ao ser humano uma significativa evolução das suas formas de comunicação e interação com e através de dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones. As ... -
Interface preditiva aplicada à área da saúde
Silva, Lucas Massignani Coelho da (2022-12-13)As doenças cardiovasculares (DCV) são as principais causas de morte em todo o mundo. Neste contexto, ferramentas de triagem automáticas podem auxiliar a identificar essas doenças. Como exemplo, o eletrocardiograma (ECG) é ... -
Jogo para avaliação da criatividade e do pensamento crítico de alunos do ensino básico
Cechinatto, Mayara (2021-07-05)Para que se construam pessoas capazes de se adequar às mudanças da sociedade, ao mesmo passo em que participam delas como sujeitos ativos, é necessário que a educação também seja transformada e adequada a esse novo mundo. ... -
Jogos independentes de terror: uma proposta para boas experiências com baixo custo de produção
Pressanto, Bruno Paese (2021-12-30)Este trabalho aborda formas de superar as limitações técnicas e financeiras no desenvolvimento de jogos de terror de baixo custo. A partir de uma pesquisa teórica, foram considerados os principais elementos que compõem um ... -
La passione di Giusi: um serious game como ferramenta para aprendizagem da língua italiana
Hillman, Mônica Mazzochi (2020-12-24)O presente trabalho tem como objetivo principal projetar e desenvolver um serious game com o intuito principal de ensinar, para o ensino do nível básico de conversação na língua italiana, focado na faixa etária entre 14 a ... -
Lighted strings : tecnologia aplicada ao aprendizado de guitarra
Stangherlin, RodolfoEsta monografia analisa aspectos da aprendizagem de um instrumento musical e abordagens tecnológicas para esse objetivo. Algumas dessas tecnologias são clássicas, podendo até ser representadas em papel (como a tablatura), ...