Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra: Envíos recientes
Mostrando ítems 101-120 de 357
-
Detecção de haters nas redes sociais
(2019-08-26)Esse artigo objetiva apresentar o estudo realizado sobre a Análise de Sentimentos na detecção, mais especificamente, de discursos de ódio em dados textuais na língua portuguesa. Para alcançar o objetivo, são apresentadas ... -
Reconhecimento de emoções: um estudo de caso utilizando biossensores
(2019-08-26)Nesta pesquisa foi desenvolvido um classificador de emoções independente de usuário capaz de inferir as emoções de felicidade, raiva, tristeza e neutralidade, utilizando biossensores. Os sinais de atividade eletrodermal, ... -
Interação criança-robô na educação: desafios computacionais na concepção de tecnologias para as próximas gerações
(2019-08-26)O campo de Interação Humano-Robô (IHR) é uma união entre diversas áreas, dentre elas a psicologia, ciência da computação e engenharia. As disciplinas buscam o entendimento projetando e avaliando sistemas robóticos que ... -
Big data sob a ótica de modelagem de dados multidimensional para soluções de business intelligence
(2020-07-08)A velocidade da propagação das tecnologias da era global e a mutação constante das características dos consumidores, proporcionam às organizações significativos desafios do ponto de vista da estratégia de sobrevivência. ... -
Desenvolvimento de um compilador e uma máquina virtual de Python para o ambiente WebAlgo
(2019-07-18)A linguagem Python vem ganhando cada vez mais espaço no meio acadêmico, devido tanto à produtividade quanto à facilidade na escrita de código providas aos alunos iniciantes em programação de computadores. Este trabalho é ... -
Projeto e implementação de solução IoT modular com contingência local
(2019-07-16)Com a constante evolução da Internet das Coisas, inúmeras soluções e produtos surgem no mercado. De modo geral, boa parte das soluções presentes no mercado possuem estrutura limitada a atender uma determinada demanda ... -
Identificação de promotores em sequências de DNA de bactérias Escherichia coli através de máquinas de vetores de suporte
(2020-07-12)A região promotora, localizada anteriormente à região codificadora dos genes, é essencial para o processo de transcrição presente nas células. Dada a sua importância, a identificação dessas regiões em sequências de DNA é ... -
Computação cognitiva aplicada à alfabetização financeira: um estudo de caso com o IBM Watson
(2019-12-09)Atualmente a ausência de conhecimentos acerca de assuntos ligados a finanças acarretam situações negativas, como uma sociedade consumista e sem perspectivas de investimentos. A Alfabetização Financeira é a área de conhecimento ... -
Reconhecimento de estresse por meio de técnicas de detecção de padrões
(2019-12-09)Depressão, ansiedade, raiva, úlcera, gastrite, psoríase, ataques cardíacos e diabetes tipo 2 são algumas das doenças que podem ser ocasionadas pelo excesso de estresse na vida do ser humano. Devido a isso, para se ter uma ... -
Desenvolvimento de uma solução para troca de dados entre um ERP e um aplicativo móvel
(2019-12-11)Nos negócios é necessário que as organizações gerem diferenciais competitivos para possuir destaque no mercado. Com as grandes proporções que os dispositivos móveis ocupam em nossa sociedade, eles passaram a ser uma ... -
Lei 13.709 : uma análise dos aspectos técnicos informáticos
(2019-07-24)A evolução das tecnologias de informação e da comunicação trouxe diversas facilidades para as pessoas. Hoje, muitos serviços são prestados, tanto por entidades públicas como privadas, de forma prática e rápida, utilizando ... -
Integração de ferramentas para a coleta de métricas em servidores Linux
(2019-11-14)Este trabalho tem como objetivo encontrar uma solução para a instrumentação (o ato de coletar e monitorar métricas) de servidores Linux em micro e pequenas organizações, onde as soluções já existentes no mercado podem não ... -
Desenvolvimento de um recomendador de livros com base em técnicas de mineração de dados
(2019-12-11)Com o grande volume de dados disponível hoje em dia existe dificuldade de encontrar conteúdo relevante. Os sistemas de recomendação vêm ao encontro a essa necessidade, fornecendo recomendação de conteúdo de maneira ... -
Desenvolvimento de aplicativo para auxílio no tratamento fisioterapêutico a distância
(2019-07-16)Diversos pacientes que consultam com fisioterapeutas recebem recomendações de exercícios fisioterápicos, que são atividades dadas pelos fisioterapeutas a seus pacientes, e as motivações por trás da escolha de cada exercício ... -
Desenvolvimento de um protótipo para combinação de taxonomias de catálogos eletrônicos em uma plataforma de marketplace
(2019-12-09)O problema abordado neste trabalho envolveu as dificuldades existentes nas integrações entre vendedores e plataformas de marketplace. Através de uma pesquisa bibliográfica e análise das documentações relativas às integrações ... -
Entregas de Penny : desenvolvimento de um serious game para aprendizagem sobre redes de computadores
(2019-12-12)O objetivo principal do trabalho é criar um serious game, chamado Entregas de Penny, a respeito de redes de computadores, com o foco na arquitetura TCP/IP. Esta é uma área de ensino onde os alunos apresentam dificuldades ... -
O movimento maker e a educação : impacto da aplicação de ferramentas computacionais que estimulam a lógica e o pensamento criativo em alunos do ensino fundamental
(2019-12-17)O movimento MAKER iniciou com a premissa do "faça você mesmo", (em inglês, "do it yourself"), descrito como uma cultura de criação, fabricação ou conserto de objetos por conta própria, sem a ajuda ou auxílio de profissionais. ... -
Comparativo de crescimento de receita de varejistas que utilizam o big data analytics versus o crescimento de receita médio do setor, ambos com atuação nacional
(2019-07-11)O cenário econômico global é desafiador e competitivo, as empresas precisam atentar-se as constantes e dinâmicas mudanças que ocorrem no ambiente em que atuam para isso todo o suporte se faz útil. Nesse contexto os recursos ... -
Student quest : criação de uma ferramenta de gamificação para ambiente virtual de aprendizagem baseada em narrativa
(2019-07-19)Os ambientes virtuais de aprendizagem atualmente ocupam um espaço de destaque nos meios educacionais. Sua utilização junto à gamificação está potencializando o engajamento de seus usuários. Com base nestes aspectos, esse ... -
Narrativas interativas digitais na prevenção do suicídio
(2019-07-18)O presente trabalho investiga o potencial do uso de narrativas interativas digitais na prevenção do suicídio. As narrativas interativas se contextualizam como histórias que necessitam da ação do interagente para construção ...