Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 370
-
Integrando a dança e a música em uma arquitetura de deep learning
(2022-07-12)A dança e a música são expressões artísticas correlacionadas. O uso de métodos de Machine Learning (ML) e Deep Learning (DL) em aplicações nestas áreas está em crescimento graças a criatividade dos artistas e designers. ... -
Um back end para o desenvolvimento de compiladores
(2022-07-11)Um compilador traduz um programa para um programa equivalente escrito em outra linguagem, apresentando para o usuário quaisquer erros encontrados durante o processo de tradução, esse que pode ser dividido em duas grandes ... -
Proposta de solução e implementação para monitoramento de ameaças em domicílios
(2022-07-11)A residência desempenha papel fundamental para o bem-estar dos moradores, além de representar um elemento essencial para a segurança dos residentes, assim como seus bens e objetos pessoais. Dessa forma, é imprescindível ... -
Paralelização de aplicações de cálculo de fractais para GPU utilizando Numba
(2022-12-13)O interesse em fractais reside na grande quantidade de situações práticas em que esses objetos abstratos são utilizados. Entre outras aplicações, pode-se citar a área de mineralogia, onde são usados para o cálculo da ... -
Sistema web para estudo de teoria musical
(2022-12-09)Atualmente, o aprendizado musical com auxílio da tecnologia vem se tornando um aliado para o estudo, e expandindo cada vez mais as novas ferramentas tecnológicas e metodológicas. Porém, os alunos possuem dificuldade de ... -
Gerenciamento de redes em um ambiente de computação em névoa
(2022-07-08)Este trabalho possui como objetivo analisar e avaliar softwares de monitoramento e gerenciamento de redes em uma arquitetura de computação em Névoa com o intuito de identificar qual mais se adequa aos requisitos desse ... -
Classificação de emoções a partir de expressões faciais com deep learning
(2022-12-10)Saúde mental é um assunto que está cada vez mais em alta, sendo de suma importância conhecer e falar sobre. Problemas como estresse, ansiedade e depressão são considerados como as doenças do século, afetando cada vez mais ... -
Desenvolvimento de um aplicativo móvel para o cálculo da área afetada pela requeima das folhas em videiras
(2022-10-14)A viticultura é um setor de destaque no agronegócio brasileiro e, assim como qualquer outra cultura agrícola, as videiras também estão suscetíveis a infestações de pragas e doenças. O monitoramento adequado dessas doenças ... -
Ambiente digital como registro artístico de um percurso autobiográfico a partir de manifestações emocionais
(2021-12-15)O trabalho apresenta a criação de um ambiente digital com o objetivo de explorar a utilização dos recursos digitais para expressão artística. A temática parte da ressignificação de percursos emocionais registrados em ... -
Mecânicas de jogo aplicadas à construção de significados em jogos digitais
(2022-01-26)O presente trabalho de conclusão de curso investiga o modo como mecânicas de jogo se articulam na construção de significado em jogos digitais. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como metodologia para o levantamento dos ... -
Preservação da história do cinema por meio de um museu em realidade virtual
(2022-07-22)Este trabalho tem como foco o desenvolvimento de um museu virtual do cinema, com a finalidade de contribuir com a preservação da história do mesmo e aborda três assuntos distintos: a história do cinema, museus e realidade ... -
Áudio binaural: uma experiência imersiva
(2022-07-21)Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda o tema das ondas binaurais, suas características, as áreas de atuação, e o que pesquisadores têm produzido sobre o assunto, mostrando que as ondas binaurais são assim uma experiência ... -
Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação
(2022-12-12)A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado ... -
Análise comparativa de ferramentas de backup
(2022-12-13)Nos dias atuais o mercado de software possui diversas ferramentas de backup gratuitas, com isso, torna-se importante a análise dessas ferramentas para avaliar se são efetivas para a utilização em empresas. O escopo deste ... -
Análise de ferramentas para gerenciamento de dispositivos móveis android
(2022-12-13)Atualmente, sistemas de gerenciamento de dispositivos móveis são considerados importantes para as empresas devido aos recursos e funcionalidades que possuem, as quais facilitam a gestão e a segurança dos dispositivos móveis ... -
Proposta de desenvolvimento de um aplicativo gamificado sobre o movimento da arte moderna brasileira
(2021-12-30)A arte moderna brasileira foi o movimento que rompeu os padrões artísticos do início do século XX e seu legado segue presente nos dias atuais. Nesse sentido, busca-se facilitar o acesso dos jovens aos conhecimentos acerca ... -
Jogos independentes de terror: uma proposta para boas experiências com baixo custo de produção
(2021-12-30)Este trabalho aborda formas de superar as limitações técnicas e financeiras no desenvolvimento de jogos de terror de baixo custo. A partir de uma pesquisa teórica, foram considerados os principais elementos que compõem um ... -
Monitoramento de aplicações em tempo real utilizando o Telegram
(2021-12-30)Em empresas do ramo de tecnologia se vê a necessidade de monitorar ambientes relacionados à infraestrutura. Com a viabilidade de mecanismos de troca de mensagens, é possível ter a oportunidade de monitorar aplicações em ... -
Desenvolvimento de hipermídia sobre a redemocratização brasileira
(2021-12-30)Utilizando metodologias para explorar o potencial que as hipermídias possuem para disseminar informações, este trabalho propôs projetar e implementar um programa com caráter educativo sobre o período de redemocratização ... -
Jogo para avaliação da criatividade e do pensamento crítico de alunos do ensino básico
(2021-07-05)Para que se construam pessoas capazes de se adequar às mudanças da sociedade, ao mesmo passo em que participam delas como sujeitos ativos, é necessário que a educação também seja transformada e adequada a esse novo mundo. ...