Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra: Recent submissions
Now showing items 41-60 of 347
-
Visualização de dados em processos de Machine Learning
(2021-07-23)Com o recente surgimento do Big Data a produção de dados sendo gerados diariamente nunca foi tão grande. E para que se possa extrair conhecimento desses dados o Machine Learning interpreta um papel fundamental, devido a ... -
Avaliação de modelos preditivos para o mercado de ações utilizando machine e deep learning
(2021-12-16)Investir no mercado de ações é bastante desafiador, e nos últimos anos houve um aumento no número de investidores no Brasil. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de caso, através da construção e avaliação de ... -
Coleta dos indicadores da plataforma de cidades do conhecimento
(2021-12-16)A utilização do Sistema de Capitais Genérico contribui com a identificação, avaliação e desenvolvimento de Cidades do Conhecimento e Cidades Inteligentes. A Plataforma de Cidades do Conhecimento, buscou automatizar a entrada ... -
GraphEDU: sistema web para visualização de algoritmos de grafos
(2021-12-15)A teoria dos grafos é um ramo da matemática em que os conceitos e algoritmos abordados são utilizados em diversas áreas do conhecimento. Este trabalho teve como objetivo realizar o desenvolvimento de uma aplicação capaz ... -
Definição e implementação de um algoritmo para ajuste dinâmico de dificuldade em jogos roguelike
(2021-12-14)A dificuldade de um jogo está intrinsecamente ligada à experiência que cada um de seus jogadores virá a ter. Portanto, é fundamental ao Game Design apresentar uma dificuldade ao jogador condizente com a experiência que o ... -
Desenvolvimento de aplicações multitarefas em sistemas embarcados
(2020-12-24)Tradicionalmente, as aplicações de sistemas embarcados, são desenvolvidas utilizando uma técnica de desenvolvimento que consiste em um laço infinito, conhecido como super loop ou sistema Foreground/Background. Porém, esse ... -
Solução paralela para um sistema de roteirização utilizando o problema do caixeiro viajante
(2020-12-24)Este trabalho tem por principal objetivo o estudo de heurísticas para a solução do Problema do Caixeiro Viajante, em especial para a resolução do Problema do Caixeiro Viajante com Janelas de Tempo. O problema do Caixeiro ... -
Paralelização do problema de graph matching para grafos exatos utilizando CUDA
(2020-12-24)O problema de graph matching aplicado a grafos exatos consiste em achar a similaridade entre dois grafos, definindo se estes possuem uma similaridade por completo (grafos isomorfos) ou se existe algum subgrafo similar ... -
Avaliando as redes neurais recorrentes na complementação de código
(2021-12-14)A complementação de código é uma funcionalidade desejável a ambientes de desenvolvimento integrados. Diversos são os desafios encontrados na sua implementação. As linguagens apresentam inúmeras classes, métodos, interfaces ... -
Plataforma para gestão do agendamento de recebimento de mercadorias do Sistema Tramontina
(2021-12-14)Tendo em vista a dificuldade de importação de mercadorias devido à pandemia do Covid-19, e a expansão da rede de clientes da Tramontina no mercado nacional, os centros de distribuição do grupo estão tendo dificuldades na ... -
Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais
(2020-12-19)Um seguimento de pesquisa da robótica é a Interação Criança-Robô (cIHR). Este trabalho visa avaliar as interações de robôs com crianças e suas aplicações na educação infantil. Para isso, foram aplicados experimentos com ... -
Desenvolvimento de um chatbot integrado ao sistema APS de uma indústria do setor metalomecânico
(2021-12-22)O objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso consiste em desenvolver um chatbot que seja capaz de responder as perguntas mais frequentes sobre os pedidos de venda de uma determinada indústria do setor metalomecânico. ... -
Aplicação de máquinas de suporte vetorial na classificação textual
(2020-12-19)A área de classificação de dados textuais envolve a coleta, o processamento, a análise e a construção de modelos para classificar textos. Ela se vale de algoritmos de machine learning. Dentre eles, destaca-se o algoritmo ... -
Reconhecimento de imagética motora utilizando eletroencefalografia
(2020-12-23)Pessoas acometidas de doenças degenerativas muito graves possuem atividade cerebral como qualquer outra pessoa. Entretanto, elas possuem obstruções nas vias normais de comunicação responsáveis pelo controle dos nervos e ... -
Implementação de conceitos e práticas de fábrica de software no processo de desenvolvimento
(2021-12-22)Como não existe um consenso sobre um processo ideal de desenvolvimento de software, diversos pontos do processo atual de desenvolvimento de uma organização podem ser melhorados. Alterar o processo de desenvolvimento é uma ... -
Desenvolvimento de software para auxiliar no desenho de oligonucleotídeos
(2021-07-06)O presente trabalho apresentou como principal objetivo auxiliar no desenho de oligonucleotídeos (Primers e Sonda), que são utilizados nas técnicas de PCR e de PCR em tempo real, para a detecção de patógenos, especialmente ... -
Modelo de visão computacional para auxílio a deficientes visuais na locomoção urbana
(2021-12-21)O ato de caminhar na rua em uma grande cidade pode parecer algo extremamente normal para um cidadão. Entretanto há algumas pessoas, que por motivos naturais ou acidentais, não possuem mais a capacidade da visão. Nesses ... -
Desenvolvimento de um sistema para a avaliação da acurácia em tratamentos endodônticos guiados
(2021-07-10)O tratamento endodôntico guiado está diretamente associado à crescente taxa de sucesso no preparo de canais radiculares calcificados, uma vez que as características estáveis proporcionadas pela fixação anatômica da guia ... -
Proposta de solução de visualização de dados através de dashboards para empresa do ramo de transportes
(2021-12-17)Uma empresa fabricante de acessórios para veículos de transporte de carga coleta um vasto volume de dados de tais veículos e os monitora a partir de um sistema web através de gráficos avulsos e relatórios. O presente ... -
Jogador de xadrez robótico com visão computacional
(2021-07-02)Com este projeto foi criado um jogador de xadrez automatizado que, através de visão computacional e automação, consegue detectar as jogadas do adversário e responder com suas próprias jogadas de forma autônoma em um tabuleiro ...