Análise dos critérios que levam empresas investirem em clubes de futebol através do patrocínio esportivo
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Data
2020-12-16Autor
Carvalho, Vitor Tormen
Orientador
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
Metadata
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Devido o grande crescimento do futebol e sua forte popularidade, o mercado publicitário desse esporte também cresceu muito nos últimos anos. Diante disso, o futebol tornou-se um ?negócio? com grande potencial e muitas oportunidades para empresas, fazendo com que os investidores olhassem para esse mercado de forma diferente. Assim sendo, este trabalho apresenta um estudo realizado junto a empresas patrocinadoras de clubes de futebol da primeira divisão do campeonato gaúcho da cidade Caxias do Sul: E.C. Juventude e S.E.R. Caxias, que têm por objetivo analisar quais são os critérios que as levam investirem no futebol e também quais são os benefícios, pontos negativos/riscos e desafios desses investimentos, como as decisões são tomadas dentro das empresas, além dos critérios que elas creem necessários para concretização dessa parceria. Para isso, foi utilizada uma pesquisa de natureza qualitativa, em nível exploratório, por meio da realização de entrevistas, contendo doze questões, com base nos autores Lois (2013) e Gomes (2014), junto a gestores de nove empresas patrocinadoras. Os resultados mostraram que o patrocínio esportivo é benéfico para ambas as partes (patrocinador e patrocinado), onde as empresas buscam este tipo de parceria, para aumentar sua visibilidade e o reconhecimento de sua marca, em troca de recursos financeiros concedidos aos clubes. [resumo fornecido pelo autor]