A escola e o bairro : o papel da escola Padre Josué Bardin na construção da identidade dos moradores do bairro São João Bosco 1982-1993
Zusammenfassung
O ensino de história tem papel relevante na construção da identidade do sujeito, ao estimular sua criticidade, partindo de uma reflexão de natureza histórica. Assim, ao pensar sobre a função da escola juntamente com a sua interação na sociedade, a escola possui uma significação própria pelo contexto existente no bairro, mesmo sendo uma instituição pública, com legislação e estrutura advinda do poder externo. Percebendo a significativa função social exercida pela escola, esse trabalho tem por objetivo examinar a construção da identidade dos moradores do Bairro São João Bosco – PROMORAR, localizado no município de Nova Prata, Rio Grande do Sul, Brasil. O bairro surge na década de mil novecentos e oitenta com a necessidade de amenizar os problemas de habitação da parcela carente da população da cidade. Concomitante com o nascimento do Bairro, têm início as atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Josué Bardin, no ano de mil novecentos e oitenta e três, para atender as crianças desta localidade.