Mostra i principali dati dell'item
A escola e o bairro : o papel da escola Padre Josué Bardin na construção da identidade dos moradores do bairro São João Bosco 1982-1993
dc.contributor.advisor | Xerri, Eliana Gasparini | |
dc.contributor.author | Spagnolo, Tobias | |
dc.contributor.other | Pereira, Marcos Villela | |
dc.contributor.other | Herédia, Vania Beatriz Merlotti | |
dc.date.accessioned | 2016-04-20T18:17:00Z | |
dc.date.available | 2016-04-20T18:17:00Z | |
dc.date.issued | 2016-04-20 | |
dc.date.submitted | 2015-09-28 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1121 | |
dc.description | O ensino de história tem papel relevante na construção da identidade do sujeito, ao estimular sua criticidade, partindo de uma reflexão de natureza histórica. Assim, ao pensar sobre a função da escola juntamente com a sua interação na sociedade, a escola possui uma significação própria pelo contexto existente no bairro, mesmo sendo uma instituição pública, com legislação e estrutura advinda do poder externo. Percebendo a significativa função social exercida pela escola, esse trabalho tem por objetivo examinar a construção da identidade dos moradores do Bairro São João Bosco – PROMORAR, localizado no município de Nova Prata, Rio Grande do Sul, Brasil. O bairro surge na década de mil novecentos e oitenta com a necessidade de amenizar os problemas de habitação da parcela carente da população da cidade. Concomitante com o nascimento do Bairro, têm início as atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Josué Bardin, no ano de mil novecentos e oitenta e três, para atender as crianças desta localidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The teaching of history has relevant subject’s identity construction role, by stimulating subject’s criticality starting from a reflection of historic nature. Thus, thinking about the function of the school together with subject’s interaction in society, the schoool gets an own meaning by the context that exists in the neighbourhood, even tough a public institution, with legislation and structure arising from the external power. Realizing the significative social function exercised by the school, this project aims at examine the construction of identity for local residents of São João Bosco - PROMORAR neighbourhood located in Nova Prata city, Rio Grande do Sul, Brasil. The neighbourhood arises in the 80’s with the necessity of soften the housing problems of the lacking portion of the city’s population. Concomitant with the neighbourhood’s rising there is the beginning of the activities at Padre Josué Bardin Municipal College in the year of one thousand nine hundred and eight three, to attend the children from that location. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Josué Bardin | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Nova Prata (RS) | pt_BR |
dc.subject | Cidades e vilas - Nova Prata (RS) | pt_BR |
dc.subject | History - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Schools - Nova Prata (Brazil) | pt_BR |
dc.subject | Cities and towns - Nova Prata (Brazil) | pt_BR |
dc.title | A escola e o bairro : o papel da escola Padre Josué Bardin na construção da identidade dos moradores do bairro São João Bosco 1982-1993 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1032846134786795 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | SPAGNOLO, T. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |