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dc.contributor.advisorPeretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
dc.contributor.authorReichert, Michel Iohan
dc.contributor.otherOliveira, Ronald Lopes de
dc.contributor.otherHummes, Gilberto
dc.date.accessioned2022-11-28T13:01:19Z
dc.date.available2022-11-28T13:01:19Z
dc.date.issued2020-12-16
dc.date.submitted2020-12-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11235
dc.descriptionDiversos estudos de marketing, finanças e sociedade tentam compreender melhor a questão do endividamento do consumidor. Esses estudos contribuem significativamente para o planejamento de ações por meio de agências reguladoras de crédito, órgãos relativos à defesa do consumidor que visem à conservação das condições financeiras do indivíduo. O presente trabalho tem como objetivo investigar os motivos que influenciam as pessoas a consumirem de forma desenfreada, ou seja, avaliar os fatores condicionantes ao endividamento. O estudo, em um primeiro momento, partiu de pesquisa bibliográfica, sugerindo, para sua continuidade, a aplicação de uma survey. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo, que contou com 268 respondentes, com aplicação na internet por meio da plataforma google docs, e divulgação do questionário, através de e-mails, WhatsApp e Facebook. Após a aplicação do questionário identificou-se que os principais bens e serviços causadores do endividamento dos consumidores estudados estão nas categorias eletroeletrônicos, eletrodomésticos, viagens e vestuário, os quais possuem o maior índice de compras a crédito, enquanto os que estão relacionados à inadimplência são eletroeletrônicos, eletrodomésticos e manutenção do lar. Dentre as formas de pagamento a crédito, o cartão de crédito mostrou-se o principal. O comprometimento futuro da renda com essas compras para 59,7% dos entrevistados chega em até 30,0%. Dentre os motivos que levam a inadimplência na categoria de bens e serviços, o principal é a redução da renda familiar, o mesmo também é o causador na categoria das despesas correntes. Concluiu-se que os altos níveis de endividamento entre os consumidores da região de Caxias do Sul ainda não se tornaram inadimplência, contudo o alto índice de compras a crédito pode alternar este cenário em breve. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectTrabalhadores - Finanças pessoais - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidor - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectConsumo (Economia) - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectConsumidores - Atitudespt_BR
dc.titleEstudo sobre os fatores que condicionam o endividamento do consumidor na região de Caxias do Sul-RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-12-15


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