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dc.contributor.advisorVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.authorTessaro, Renata
dc.contributor.otherLazzari, Fernanda
dc.contributor.otherGonçalves, Roberto Birch
dc.date.accessioned2022-11-30T13:58:22Z
dc.date.available2022-11-30T13:58:22Z
dc.date.issued2022-10-13
dc.date.submitted2021-12-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11262
dc.descriptionO levantamento dos custos permite o conhecimento do valor real consumido no processo, ajudando nas tomadas de decisões e no planejamento dentro das empresas. O modal rodoviário é o mais utilizado para o transporte de cargas no Brasil, além de o país possuir acordos com países próximos, com os quais as transações comerciais são realizadas principalmente via transporte rodoviário. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as operações de transporte rodoviário entre o Brasil e a Argentina realizadas por uma transportadora da região, verificando a viabilidade de substituição da utilização de frota própria pela contratação de frete terceiro. Para a análise dos custos, primeiramente foi identificado um método de custeio aplicável às operações de transporte rodoviário internacional. Esse método foi então aplicado na análise dos custos das operações de transporte rodoviário entre o Brasil e a Argentina realizadas pela empresa estudada. Para tanto, foi definido um conjunto de veículos, composto por um cavalo e uma carreta, com base em suas participações na rota definida para o estudo, e foram levantados e analisados os custos fixos e variáveis desse conjunto. Os resultados indicaram que a terceirização das operações não é viável, pois os custos da empresa se mostraram menores do que o frete ofertado pela empresa parceira. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe survey of costs allows the knowledge of the real value consumed in the process, helping decision-making and planning within companies. The road modal is the most used for transport cargo in Brazil, besides the country having agreements with nearby countries, with which commercial transactions are carried out mainly via road transport. In this context, the present study had as objective the analysis of road transport between Brazil and Argentina carried out by a carrier in the region, verifying the feasibility of replacing the use of its own fleet by contracting third party freight. For a cost analysis, a costing method applicable to international road transport operations was first identified. This method was applied in the analysis of the costs of road transport operations between Brazil and Argentina carried out by the studied company. To this end, a vehicle set was defined, composed of a truck and a cart, based on their participation in the route defined for the study, and the fixed and variable costs of this set were raides and analyzed. The results indicated that the outsourcing of operations is not feasible, because the company's costs were lower than the freight offered by the partner company. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectTransporte rodoviário - Brasil - Argentinapt_BR
dc.subjectTransporte rodoviário - Custo operacionalpt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre a utilização de frota própria e o serviço de terceirização no transporte rodoviário entre o Brasil e a Argentinapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-12-17


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