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Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha

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TCC Julia Brandalise Donde.pdf (1022.Kb)
Data
2022-07-13
Autor
Dondé, Júlia Brandalise
Orientador
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
Metadata
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Resumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma organização do setor moveleiro estabelecida na Serra Gaúcha tendo como objetivo identificar a percepção dos funcionários sobre as ações de endomarketing desenvolvidas por esta empresa. No estudo foi elaborado um referencial teórico abordando os temas de cultura organizacional, endomarketing e comunicação interna. Para desenvolver o estudo foi empregada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com base na realização de uma entrevista semiestruturada com a gestora de RH da empresa, bem como uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, através de um questionário, com os 156 funcionários da empresa, obtendo retorno de 147 respondentes. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise estatística descritiva. Os resultados da pesquisa mostraram que 74,1% dos respondentes dizem ter conhecimento sobre o que é endomarketing (concordo ou concordo totalmente), porém 19,0% dos respondentes não souberam opinar (não concordo nem discordo); 85,8% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que as ações de endomarketing que a empresa utiliza são eficientes; 72,7% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que a comunicação é eficiente, porém 21,8% não concordam nem discordam. As ferramentas utilizadas na comunicação interna visando uma integração entre empresa e funcionário e as informações que são repassadas para o desenvolvimento do trabalho dos colaboradores da organização, em ambos os casos apresentaram 15,6% dos respondentes na opção não concordo nem discordo. Foram sugeridas algumas melhorias, tais como: a busca por um profissional especializado em endomarketing, visando mostrar a sua função dentro do planejamento estratégico da empresa; o aperfeiçoamento dos canais de comunicação interna para que sejam mais eficientes; promoção de uma semana voltada à comunicação interna da empresa, incentivando o diálogo e a troca de experiências; desenvolvimento da cultura do feedback, buscando integrar empresa e funcionário; promover um encontro entre funcionários e direção, dando a oportunidade de uma conversa sobre diversos assuntos, entre eles o futuro na organização; e por fim, a busca por benefícios para aumentar o nível de satisfação dos funcionários, tais como vale alimentação e auxílio-educação. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11299
Collections
  • Administração - Bacharelado [804]

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