Endomarketing: um estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro da Serra Gaúcha
Datum
2022-07-13Autor
Dondé, Júlia Brandalise
Orientador
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma organização do setor moveleiro estabelecida na Serra Gaúcha tendo como objetivo identificar a percepção dos funcionários sobre as ações de endomarketing desenvolvidas por esta empresa. No estudo foi elaborado um referencial teórico abordando os temas de cultura organizacional, endomarketing e comunicação interna. Para desenvolver o estudo foi empregada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com base na realização de uma entrevista semiestruturada com a gestora de RH da empresa, bem como uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, através de um questionário, com os 156 funcionários da empresa, obtendo retorno de 147 respondentes. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise estatística descritiva. Os resultados da pesquisa mostraram que 74,1% dos respondentes dizem ter conhecimento sobre o que é endomarketing (concordo ou concordo totalmente), porém 19,0% dos respondentes não souberam opinar (não concordo nem discordo); 85,8% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que as ações de endomarketing que a empresa utiliza são eficientes; 72,7% dos respondentes concordam ou concordam totalmente que a comunicação é eficiente, porém 21,8% não concordam nem discordam. As ferramentas utilizadas na comunicação interna visando uma integração entre empresa e funcionário e as informações que são repassadas para o desenvolvimento do trabalho dos colaboradores da organização, em ambos os casos apresentaram 15,6% dos respondentes na opção não concordo nem discordo. Foram sugeridas algumas melhorias, tais como: a busca por um profissional especializado em endomarketing, visando mostrar a sua função dentro do planejamento estratégico da empresa; o aperfeiçoamento dos canais de comunicação interna para que sejam mais eficientes; promoção de uma semana voltada à comunicação interna da empresa, incentivando o diálogo e a troca de experiências; desenvolvimento da cultura do feedback, buscando integrar empresa e funcionário; promover um encontro entre funcionários e direção, dando a oportunidade de uma conversa sobre diversos assuntos, entre eles o futuro na organização; e por fim, a busca por benefícios para aumentar o nível de satisfação dos funcionários, tais como vale alimentação e auxílio-educação. [resumo fornecido pelo autor]