• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

As softs skills na formação do profissional frente às transformações digitais da indústria 4.0: um estudo da percepção dos acadêmicos de administração de um campi universitário

Thumbnail
View/Open
TCC Jeferson da Veiga Giacomelli.pdf (1.058Mb)
Date
2022-07-15
Author
Giacomelli, Jeferson da Veiga
Orientador
Baccon, Melissa
Metadata
Show full item record
Abstract
As revoluções industriais ocorridas ao longo dos anos foram marcadas por grandes transformações e inovações. No século XXI, com a chegada da quarta revolução industrial, conhecida como a Indústria 4.0, no qual engloba as principais tecnologias e inovações referentes à automação, robotização e informação, vem impulsionando o crescimento dos negócios, o surgimento de novos empregos e a demanda por habilidades. Esta nova revolução traz consigo, além de desafios, grandes oportunidades. Portanto, o mercado de trabalho requer uma análise quanto à organização do trabalho, pois exigirá profissionais com formação especializada e capazes de atender às exigências advindas da Indústria 4.0. O objetivo do presente trabalho é analisar a percepção dos acadêmicos sobre a formação recebida frente as Soft Skills necessárias para atuar na Indústria 4.0. Para isso, foi feito um estudo descritivo, quantitativo, por meio da aplicação de uma pesquisa, através de um questionário, com os acadêmicos do Curso de Administração de um Campus Universitário. O questionário foi enviado para 67 acadêmicos, obtendo 36 respostas válidas. Os resultados apontaram que os acadêmicos possuem pouco conhecimento em relação a Indústria 4.0 e sobre as tecnologias que movimentam esta revolução. Identifica-se que o tema Indústria 4.0 foi abordado nas disciplinas do curso de Administração, porém não houve aprofundamento sobre o assunto. Em relação as Soft Skills notou-se que além dos alunos possuírem pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema, também não foi abordado nas disciplinas do curso. Notou-se que os alunos entendem que as transformações digitais frente à Indústria 4.0, irá promover alterações no mercado de trabalho e criará uma demanda por profissionais mais capacitados. Constatou-se que os acadêmicos compreendem a importância de se ter as Soft Skills exigidas para atuar no mercado de trabalho futuro e possibilitar a conquista de bons resultados e a excelência como profissional. Ainda, identificou-se que a maioria dos acadêmicos não se sente preparada para atuar no mercado de trabalho da indústria 4.0, isso sendo percebido nos alunos que estão na fase final do curso. Além disso, destaca-se que os acadêmicos concordam que os modelos de formação e capacitação profissional necessitam ser reformulados para que estejam alinhados às novas demandas do mercado de trabalho. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11321
Collections
  • Administração - Bacharelado [804]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV