Mostrar el registro sencillo del ítem
Traçados poéticos e ensino de história: tecendo espaços a partir dos versos de Castro Alves
dc.contributor.advisor | Lia, Cristine Fortes | |
dc.contributor.author | Borges, Lisandra Chaves Zen | |
dc.contributor.other | Ruffato, Katani Maria Monteiro | |
dc.contributor.other | Remedi, José Martinho Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2022-12-08T13:43:10Z | |
dc.date.available | 2022-12-08T13:43:10Z | |
dc.date.issued | 2022-12-06 | |
dc.date.submitted | 2022-10-27 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11336 | |
dc.description | Essa pesquisa se inscreve no campo do Ensino de História e tem como principal eixo temático a análise de aspectos do cotidiano escravo na poesia de Castro Alves - especialmente nos poemas A Canção do Africano (1863) e O Navio Negreiro (1868), ambos constituintes da obra Os Escravos -, apurando possibilidades de articular discursos literários e historiográficos na construção de saberes sobre a escravidão no Brasil durante a segunda metade do século XIX. Esse estudo propõe ainda, a elaboração de um recurso didático que diz respeito à produção de uma Sala Temática referente à escravidão e à cultura afro-brasileira, tendo por base os poemas mencionados anteriormente. Ao deslocar a atenção para o contexto educacional, é reservado espaço para a reflexão acerca da importância da difusão de práticas de leitura na escola, dos possíveis usos da literatura enquanto fonte para o ensino de História e da necessidade de implantar ações educativas de acolhimento da diversidade cultural e social brasileiras no âmbito escolar. As construções teóricas de Michel de Certeau, divulgadas na obra A invenção do cotidiano (2005), e de Hans Ulrich Gumbrecht (2010), relacionadas à produção de presença, servem como principais referências para essa investigação que também é balizada por outros estudiosos referenciados ao longo do texto dissertativo. Para resolução da problemática definida inicialmente seria necessário percorrer um caminho teórico e prático, este último resultante da participação ativa dos estudantes na estruturação e organização do produto cultural que integra essa pesquisa. Todavia, devido às ações de distanciamento social e restrições de circulação em determinados espaços do ambiente escolar, a proposta da Sala Temática foi apresentada por meio de um projeto com imagens renderizadas. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This research is part of the field of History Teaching and its main theme is the analysis of aspects of the slave's daily life in Castro Alves' poetry - especially in the poems A Canção do Africano (1863) and O Navio Negreiro (1868), both constituting the work Os Escravos -, investigating possibilities of articulating literary and historiographical discourses in the construction of knowledge about slavery in Brazil during the second half of the 19th century. This study also proposes the elaboration of a didactic resource that concerns the production of a Thematic Room related to slavery and Afro-Brazilian culture, based on the poems mentioned above. By shifting attention to the educational context, space is reserved for reflection on the importance of disseminating reading practices at school, the possible uses of literature as a source for teaching History and the need to implement educational actions to welcome diversity Brazilian culture and society in the school environment. The theoretical constructions by Michel de Certeau, published in the work A invenção do cotidiano (2005), and by Hans Ulrich Gumbrecht (2010), related to the production of presence, serve as main references for this investigation, which is also guided by other scholars referenced to the throughout the essay text. In order to solve the problem initially defined, it would be necessary to follow a theoretical and practical path, the latter resulting from the active participation of students in the structuring and organization of the cultural product that integrates this research. However, due to social distancing actions and restrictions on movement in certain spaces of the school environment, the proposal for the Thematic Room was presented through a project with rendered images. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura e história | pt_BR |
dc.subject | Poesia brasileira | pt_BR |
dc.subject | Alves, Castro, 1847-1871 | pt_BR |
dc.subject | History - Study and teaching | en |
dc.subject | Literature and history | en |
dc.subject | Brazilian poetry | en |
dc.title | Traçados poéticos e ensino de história: tecendo espaços a partir dos versos de Castro Alves | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/7375962486562925 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | Lisandra Chaves Zen Borges | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em História | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Vacaria | pt_BR |
local.data.embargo | 2022-12-05 |