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dc.contributor.advisorGilioli, Rosecler Maschio
dc.contributor.authorSbabo, Luis Henrique Cornelio
dc.contributor.otherMachado, Rosimeri
dc.contributor.otherReginato, Carlos Eduardo Roehe
dc.date.accessioned2022-12-09T17:56:33Z
dc.date.available2022-12-09T17:56:33Z
dc.date.issued2022-12-05
dc.date.submitted2022-12-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11366
dc.descriptionEste estudo teve como objetivo geral identificar as estratégias de marketing esportivo utilizadas no futebol brasileiro. Ainda, teve como objetivos específicos efetuar levantamento na literatura sobre marketing esportivo, pesquisar à respeito de alguns clubes de futebol brasileiro, identificar as estratégias de marketing esportivo utilizadas no futebol brasileiro e identificar os resultados que as estratégias de marketing esportivo geram ou podem gerar aos clubes de futebol. Utilizou-se metodologia de natureza qualitativa, nível exploratório, estratégia de revisão bibliográfica, processo de coleta de dados através de dados secundários e processo de análise de dados por meio de análise de conteúdo. Pode-se observar que o marketing esportivo, principalmente na área de parcerias e contratos entre empresas e equipes, é de grande importância para ambos os lados, pela divulgação gerada e principalmente quando feita de forma eficiente, gerando um retorno esportivo gigantesco para os times. Porém, conforme visto, é importante manter atenção ao momento em que a parceria se encerra, pois pode ser um grande divisor de águas e afetar negativamente o clube que não está preparado para essa fase. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to identify the sports marketing strategies used in Brazilian football. Still, it had as specific objectives to carry out a survey in the literature on sports marketing, research about some Brazilian football clubs, identify the sports marketing strategies used in Brazilian football and identify the results that sports marketing strategies generate or can generate for clubs. of football. Qualitative methodology was used, exploratory level, literature review strategy, data collection process through secondary data and data analysis process through content analysis. It can be seen that sports marketing, especially in the area of partnerships and contracts between companies and teams, is of great importance for both sides, due to the publicity generated and especially when done efficiently, generating a gigantic sporting return for the teams. However, as seen, it is important to pay attention to the moment when the partnership ends, as it can be a great watershed and negatively affect the club that is not prepared for this phase. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectClubes de futebolpt_BR
dc.subjectClubes de futebol - Brasilpt_BR
dc.titleAnálise de estratégias de marketing esportivo utilizadas em quatro clubes de futebol brasileiropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Guaporépt_BR
local.data.embargo2022-12-04


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