dc.contributor.advisor | Webber, Carine Geltrudes | |
dc.contributor.author | Reis, Kelen Ricardo dos | |
dc.contributor.other | Catelli, Francisco | |
dc.contributor.other | Adamatti, Diana Francisca | |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T13:53:58Z | |
dc.date.available | 2022-12-15T13:53:58Z | |
dc.date.issued | 2022-12-10 | |
dc.date.submitted | 2021-11-18 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11384 | |
dc.description | A Cartografia dos Sentidos possibilita a construção de saberes por meio das ambiências, dos modos de fazer da matéria, e percepções individuais e coletivas dos espaços. Por meio da Cartografia dos Sentidos, buscou-se neste estudo ressignificar experiências do fazer artístico através das leituras dos espaços, territórios e da identidade de cada estudante. Os diferentes modos do fazer, utilizado com técnicas, suportes e tecnologias variadas, promovem a reflexão e atribuição de sentidos. Os usos de aplicativos em dispositivos móveis como recursos pedagógicos podem ser uma forma de contribuir com a formação do pensamento e produção de conhecimento. Desenvolveu-se assim uma proposta educacional a partir do aplicativo educacional Arte Aqui! O aplicativo foi concebido como estudo de caso-piloto através da plataforma MIT App Inventor2. O aplicativo propõe aproximação da Arte com os usuários através dos percursos pelas linhas cartográficas do mapa de Caxias do Sul. Sua finalidade é
instigar a interação com a arte local, assim como a reflexão e a produção de criações artísticas. A criação do aplicativo propõe contribuir com as aulas do componente curricular Arte, e pode ser utilizado em outros contextos de ensino e aprendizagem. Para utilização do aplicativo, as propostas foram ancoradas na Cartografia dos Sentidos (Menezes, 2016). Preliminarmente, constatou-se neste estudo que ele contribuiu para os estudantes descobrirem mais sobre si e sobre os ambientes em que transitam e fazem parte. A avaliação da proposta didática/aplicativo educacional é ancorada em consonância com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na cartografia dos sentidos, na tentativa de localizar pistas, signos e dados dentro do território investigativo. Portanto a cartografia aqui é tratada como um mapa inacabado e aberto, onde é possível marcar caminhos e movimentos, analisar linhas, espaços e devires (Deleuze e Guattari, 1995). A partir do desenvolvimento do aplicativo e das atividades realizadas na proposta pedagógica considera-se que os estudantes
puderam ampliar suas percepções sobre arte, os espaços que transitam, sobre si mesmos e os outros. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The Cartography of Senses allows the knowledge building through ambiences, the ways of handle each matter, and the individual and collective perceptions of spaces. Through the Cartography of Senses, this study sought for new meanings in the art making experiences by the reading of spaces, territories, and the identity of each student. The different ways of doing things with a variety of skills, supports, and technologies, promote reflective thinking and knowledge attribution. The use of applications on mobile devices as pedagogical resources can be a way of contribute to the formation of thoughts and the knowledge production. Thus, an educational proposal was developed with the app Arte Aqui! This application has been conceived in the MIT App Inventor2 platform as the tool for the pilot case study. The app offers an approach to the Art for the users through the cartographic lines on the map of axias
do Sul - RS. It intends to instigate interactions with local art, also the reflective thinking, and the production of artistic creations. Furthermore, the development of this app purposes to contribute to the curriculum component of Art class, although it can be used in different contexts of teaching and learning. However, the use of the app has been based on the Cartography of Senses (Menezes, 2016). Preminarily, it has been found the the use of the app contributes for the students to learn more about themselves and the environment they belong and pass by. The evaluation of the didactic proposal/educational application is aligned to the skills of the Common National Curriculum Base (BNCC) and the Cartography of Senses in order to find clues, signs, and data in the investigative territory. Therefore, the cartography is treated here as an unfinished open map where is possible to mark paths and movements, and to analyze lines, spaces and becomings (Deleuze & Guattari, 1995). The results from the development of the app and its uses in the pedagogical proposes show that the students broaden their perceptions on art, about the places they go through, about themselves, and
others. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.subject | Sentidos e sensações | pt_BR |
dc.subject | Art and technology | en |
dc.subject | Cartography | en |
dc.subject | Educational technology | en |
dc.subject | Mobile apps | pt_BR |
dc.subject | Senses and sensation | en |
dc.title | Aplicativo educacional Arte Aqui! uma proposta baseada na cartografia dos sentidos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4370153418623966 | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2022-12-09 | |