Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.authorBonato, Ana Carolina Gonçalves
dc.contributor.otherGonçalves, Roberto Birch
dc.contributor.otherVerruck, Fábio
dc.date.accessioned2023-01-10T01:30:28Z
dc.date.available2023-01-10T01:30:28Z
dc.date.issued2021-12-09
dc.date.submitted2021-11-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11414
dc.descriptionPara uma empresa se aproximar da qualidade perene, há de se considerar uma combinação particular de fatores endógenos e exógenos. O ambiente que transborda as fronteiras da empresa precisa ser analisado, observando os processos no caminho percorrido pela matéria-prima até ser transformada em produto e alcançar o consumidor final. Desse modo, o escopo da pesquisa é conhecer a cadeia de suprimentos de uma indústria metalúrgica brasileira do setor náutico. Como objeto de estudo foi utilizada uma indústria metalúrgica brasileira fornecedora de ferragens e componentes para embarcações de pequeno e médio portes. No decorrer do trabalho é apresentada uma análise do relacionamento interorganizacional, com foco em dimensões não econômicas, e a finalidade de propor mudanças pertinentes ao aprimoramento da cadeia de suprimentos internacional em questão. Para tal finalidade, a estrutura metodológica é de natureza aplicada com uma abordagem qualitativa, objetivo exploratório e participação observante da autora. Os procedimentos técnicos foram pautados em pesquisa documental e entrevistas em profundidade com gestores internos, clientes de maior relevância estratégica e fornecedor-chave. Os resultados do trabalho indicam que a qualidade do fluxo de informação é fundamental para a manutenção de relacionamentos de parceria estratégica. Assim, a insuficiência no compartilhamento de informações é diretamente proporcional à insegurança percebida pelas empresas participantes da cadeia de suprimentos estudada. A fim de minimizar conflitos e melhorar o desempenho global, dimensões não econômicas, como a confiança, apresentaram relevância mesmo em relações de longo prazo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIn order to achieve long lasting quality, a company must consider a particular combination of internal and external factors. The environment outside the company's boundaries must be taken into consideration through the observation of the processes from the raw material to the product itself and the delivery to the final consumer. Therefore, the objective of this study is to become acquainted with the supply chain of a brazilian marine metallurgical industry. The subject of this study is a brazilian metallurgy industry that supplies hardware and components for small and medium sized boats. In the course of this work an analysis of the interorganizational relationship, with a focus on non-economic dimensions, is presented with the objective of proposing changes that are relevant to the improvement of the aforementioned international supply chain. For this purpose, the methodological structure of this applied research is caractherized by qualitative approach, exploratory objective and participant observation. The technical procedures for data collection were guided by document analysis and in-depth interviews with internal managers, high priority clients and a key supplier. The results of the work indicate that the quality of the information flow is fundamental for the maintenance of strategic partnership relationships. Thus, the insufficiency of information sharing is directly proportional to the insecurity perceived by the organizations participating in the studied supply chain. In order to minimize conflicts and improve overall performance, non-economic dimensions such as trust were relevant even in long-term relationships. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectCadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectBarcos - Peçaspt_BR
dc.titleAnálise da cadeia de suprimentos internacional de uma indústria metalúrgica do setor náutico localizada no Sul do Brasilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-12-08


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples