Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStecanela, Nilda
dc.contributor.authorBueno, Monique Neckel
dc.contributor.otherWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherSantos, Bettina Steren dos
dc.date.accessioned2023-02-09T13:43:08Z
dc.date.available2023-02-09T13:43:08Z
dc.date.issued2023-02-08
dc.date.submitted2022-11-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11555
dc.descriptionEssa dissertação valeu-se da Base Nacional Comum Curricular como objeto de estudo, mais precisamente sobre sua implementação na rede pública de ensino do município de Caxias do Sul/RS. Teve como principal objetivo investigar de que maneira os professores dos anos iniciais da rede pública municipal de Caxias do Sul estão percebendo e convertendo a Base Nacional Comum Curricular em prática pedagógica cotidiana. O referencial teórico utilizado contou com as contribuições de Cury (1991, 2018 e 2020), Freire (1991 e 2013), Jacomeli (2011), Pires e Cardoso (2020) e Tardif (2002), nomeadamente sobre as reflexões e conceitos de políticas educacionais, formação de professores, prática pedagógica, entre outros. O método de pesquisa baseou-se, especialmente, na Análise Documental da própria BNCC e dos Referenciais Curriculares do município e também na Sociologia do Cotidiano defendida por Pais (1999, 2013, 2015), através da realização grupos focais tematizados por Neto, Moreira e Sucena (2002), pelos quais obtive narrativas produzidas por dez professoras regentes de turmas do 1º ano 5º ano da referida rede. Essas narrativas foram analisadas sob a ótica da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2011), a partir das quais emergiram cinco categorias gerais (a. A Implementação da BNCC na RME: "Não é da teoria para a prática! " b .Processos de apropriação da BNCC; c. Concepções sobre a BNCC: "Dois pesos e duas medidas."; d. Atravessamentos: "pincelando conteúdos" e "jogando dinheiro público fora".; e. O impacto da BNCC na prática.) e oito subcategorias (f. O vazio da ausência de formações: "Sem formação como as pessoas querem que haja mudança?"; g. O esvaziamento de sentido de uma prática burocratizante; h. Primeiros passos: a formação na escola; i. A busca por conta própria; j. A BNCC: de pedacinho em pedacinho, uma constante retomada; k. O DOCCX: "Tudo na sua caixinha."; l.Intercorrências da Pandemia; m. Investimentos em Recursos Tecnológicos vs Recursos Humanos). Os resultados deste estudo apontam que nas narrativas das professoras participantes há poucos elementos que evidenciam presença da BNCC no cotidiano de suas aulas e há narrativas que a negam completamente. Ademais, indicam um desejo premente por formação continuada que se vincule aos desafios emergentes da educação contemporânea e, por consequência, aos dilemas da atuação docente e prática pedagógica. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation took advantage of the National Common Curricular Base as an object of study, more precisely on its implementation in the public education network of the city of Caxias do Sul/RS. Its main objective was to investigate how teachers in the early years of the municipal public network of Caxias do Sul perceived and converted the National Common Curricular Base into a daily pedagogical practice. The theoretical framework used relied on the contributions of Cury (1991, 2018, and 2020), Freire (1991 and 2013), Jacomeli (2011), Pires and Cardoso (2020), and Tardif (2002), namely on the reflections and concepts of educational policies, teacher training, teaching practices, among others. The research method was based, in particular, on the Documental Analysis of the BNCC itself and on the Curriculum References of the municipality, and also on the Sociology of Daily Life defended by Pais (1999, 2013, 2015), through the realization of focus groups thematized by Neto, Moreira, and Sucena (2002), through which I obtained narratives produced by ten teachers who lead classes in the 1st and 5th years of the aforementioned network. These narratives were analyzed from the perspective of Discursive Textual Analysis, proposed by Moraes and Galiazzi (2011), from which five general categories emerged (a. The Implementation of the BNCC in the RME: "It's not from theory to practice!"; b. BNCC appropriation processes; c. Conceptions about the BNCC: "One sauce for the goose and another for the gander."; d. Crossings: "giving a small glimpse on" and "throwing public money away".; and. The impact of the BNCC in practice.) and eight subcategories (f. The emptiness of the lack of training: "Without training, how do people want changes to happen?"; g. The emptying of meaning from a bureaucratizing practice; h. First steps: training at school; i. The search on your own; j. The BNCC: bit by bit, a constant resumption; k. DOCCX: "Everything in its little box."; l. Pandemic complications; m. Investments in Technological Resources vs. Human Resources). The results of this study point out that in the narratives of the participating teachers there are few elements that show the presence of the BNCC in their daily classes and there are narratives that completely deny it. Furthermore, they indicate a pressing desire for continuing education that is linked to the emerging challenges of contemporary education and, consequently, to the dilemmas of teaching and pedagogical practice. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação -Aspectos políticospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducation - Political aspectsen
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectEducationen
dc.titleA BNCC e a prática pedagógica no cotidiano escolar : a implementação da política curricular em Caxias do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4705364444580440pt_BR
mtd2-br.author.lattesBueno, Monique Neckelpt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-02-08


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples