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dc.contributor.advisorMotta, Marta Elisete Ventura da
dc.contributor.authorGollo, Romário de Souza
dc.contributor.otherFabiano, Larentis
dc.contributor.otherTriches, Divanildo
dc.contributor.otherPriesnitz, Mariane Camargo
dc.contributor.otherFigueiredo, Ronnie
dc.date.accessioned2023-02-16T13:56:19Z
dc.date.available2023-02-16T13:56:19Z
dc.date.issued2023-02-16
dc.date.submitted2022-12-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11607
dc.descriptionO ambiente corporativo está cada vez mais competitivo, exigindo múltiplas habilidades pessoais e organizacionais. Por essa razão, o mercado requer dinamismo e agilidade das empresas, no sentido de se adequar às novas demandas, que exigem desempenho organizacional. Neste contexto, o objetivo geral desta tese foi analisar o impacto das capacidades dinâmicas no desempenho organizacional, mediadas pelos mecanismos de aprendizagem, durante o período de pandemia COVID-19. O modelo teórico foi formado de 8 construtos, ou seja: capacidade adaptativa; capacidade absortiva; aquisição interna e externa de conhecimentos; codificação e controle de conhecimento; compartilhamento de conhecimentos; desempenho organizacional composto pelo desempenho interno e de desempenho comparativo. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento de pesquisa, adaptado com base em Darroch (2005), formado por uma escala de concordância do tipo Likert de 5 pontos, o qual foi validado por 3 professores doutores nas áreas de administração e economia. Foi aplicado um pré-teste com o objetivo de fazer ajustes nos itens que compõe o instrumento. Após a realização dos ajustes o instrumento foi aplicado a uma amostra de 83 empresários e/ou gestores de empresas, as quais possuíam em seu quadro funcional 10 ou mais colaboradores. A coleta foi realizada de forma virtual através do Google forms, no período de março a outubro de 2022. A análise dos dados foi realizada através da modelagem de equações estruturais (Partial Least Squares Structural Equation Modeling - PLS-SEM), utilizando o algoritmo do software SmartPLS®, versão 3.3.9. Foi analisado os efeitos diretos encontrados nas relações de causalidades entre as variáveis do modelo e as hipóteses formuladas, sendo que todas foram confirmadas com nível de significância de 5%, bem como por meio dos valores dos R², que as capacidades dinâmicas influenciam positivamente o desempenho organizacional, mediadas pelos mecanismos de aprendizagem. Por fim, as principais contribuições dessa tese em termos teóricos, estão relacionadas ao uso das capacidades dinâmicas pelas empresas; como contribuição empírica, a tomada de decisão com base nos resultados deste estudo. Como novidade pode-se mencionar a adaptação do instrumento de pesquisa de Darroch (2005), relacionando capacidades dinâmicas e desempenho organizacional, no contexto da pandemia COVID-19. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe corporate environment is increasingly competitive, demanding multiple personal and organizational skills. For this reason, the market requires dynamism and agility from companies, in order to adapt to new demands, which require organizational performance. In this context, the general objective of this thesis was to analyze the impact of dynamic capabilities on organizational performance, mediated by learning mechanisms, during the COVID-19 pandemic period. The theoretical model was composed of 8 constructs, namely: adaptive capacity; absorptive capacity; internal and external knowledge acquisition; knowledge coding and control; knowledge sharing; organizational performance composed of internal and comparative performance. For data collection, a research instrument was used, adapted based on Darroch (2005), consisting of a 5-point Likert-type agreement scale, which was validated by three Ph.D. professors in the areas of administration and economics. A pre-test was applied with the objective of making adjustments to the items that make up the instrument. After the adjustments were made, the instrument was applied to a sample of 83 entrepreneurs and/or company managers, which had in their functional chart 10 or more employees. The collection was done virtually through Google forms, from March to October 2022. Data analysis was carried out through structural equation modeling (Partial Least Squares Structural Equation Modeling - PLS-SEM), using the SmartPLS® software algorithm, version 3.3.9. The direct effects found in the causal relationships between the variables of the model and the hypotheses formulated were analyzed, and all were confirmed with a significance level of 5%, as well as through the R² values, that the dynamic capabilities positively influence the organizational performance, mediated by the learning mechanisms. Finally, the main contributions of this thesis in theoretical terms, are related to the use of dynamic capabilities by companies; as an empirical contribution, the decision making based on the results of this study. As a novelty one can mention the adaptation of Darroch's (2005) research instrument, relating dynamic capabilities and organizational performance, in the context of the COVID-19 pandemic. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectOrganizational changeen
dc.subjectPerformanceen
dc.titleImpacto das capacidades dinâmicas no desempenho organizacional mediadas pelos mecanismos de aprendizagem na pandemia COVID-19pt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8587682057014164pt_BR
mtd2-br.author.lattesGOLLO, R. S.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorCamargo, Maria Emília
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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