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dc.contributor.advisorMorés, Andréia
dc.contributor.authorPeruchin, Débora
dc.contributor.otherValentini, Carla Beatris
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.contributor.otherStecanela, Nilda
dc.contributor.otherAntunes, Helenise Sangoi
dc.date.accessioned2023-02-28T13:45:54Z
dc.date.available2023-02-28T13:45:54Z
dc.date.issued2023-02-28
dc.date.submitted2022-12-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11694
dc.descriptionA presente pesquisa foi realizada tendo em vista o objetivo de analisar como a formação de professores propicia que os estudantes de licenciaturas da área de ciências exatas desenvolvam sua autonomia em seus percursos acadêmicos. Realizou-se o mapeamento de publicações recentes em periódicos da área da educação para a leitura de produções sobre a formação inicial de professores, destacando-se na busca realizada a formação de professores para o desenvolvimento dos sujeitos por meio da educação. O referencial teórico desta pesquisa abordou a formação inicial de professores, apresentando legislação e histórico no Brasil, assim como seu panorama no país (GATTI, 2010; NÓVOA, 2012, 2017; PIMENTA, 1999; TARDIF, 2011), sendo ressaltada sua relevância para a formação humana dos sujeitos. A formação de professores está inserida em um contexto de reflexões sobre o conhecimento, a profissão de professor e a formação humana, estando previstas por legislação atividades para o desenvolvimento da autonomia do estudante em formação (BRASIL, 2015). Foi abordado o conceito de autonomia e sua relação com a educação com base em Freire (2001, 2015, 2016, 2017a), Pitano e Ghiggi (2009), Guzzo (2002), Contreras (2002) e Nóvoa (2012, 2017). Considera-se a autonomia como processo em que o sujeito se desenvolve criticamente, problematiza a realidade e nela intervém. Inserida na educação, a autonomia é potencializada por meio de uma educação emancipatória. A pesquisa configurou-se como qualitativa e inspirada no estudo de caso. Os sujeitos participantes foram estudantes e docentes de cursos de licenciatura da área de ciências exatas de uma universidade comunitária do sul do Brasil. O corpus foi constituído pela transcrição das entrevistas semiestruturadas realizadas com os sujeitos e foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006, 2007). As categorias emergentes do processo de análise apontaram para a influência da formação inicial de professores a partir: do currículo dos cursos; das vivências dos estágios curriculares; e dos relacionamentos sociais. O metatexto elaborado no processo de análise apontou para a relevância de um currículo comprometido com o desenvolvimento dos estudantes, com a oferta de disciplinas em que são propiciadas reflexões e discussões sobre a realidade. Os estágios curriculares foram destacados pelas oportunidades de estabelecer relações entre a prática e as teorias estudadas e pelo contato dos estudantes com a comunidade. Foram ressaltados, ainda, os relacionamentos sociais na formação inicial de professores, tendo em vista a importância da convivência dos estudantes com seus pares e com docentes para seu desenvolvimento pessoal e profissional, considerando-se as relações de respeito e de aprendizagem com o outro, assim como a possibilidade de repensar a educação e o mundo a partir do contato com o diferente. Esta pesquisa investigou o desenvolvimento da autonomia dos estudantes por meio da formação inicial de professores e considera a necessidade de discussões em favor do desenvolvimento da autonomia para a constatação e intervenção no mundo. Defende-se que o currículo dos cursos, as vivências dos estágios curriculares e os relacionamentos sociais propiciam o desenvolvimento da autonomia dos estudantes da área de ciências exatas em seus percursos acadêmicos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research was carried out with a view to analyzing how teacher training enables undergraduate students in the area of exact sciences to develop their autonomy in their academic careers. Recent publications in education journals were mapped to read productions on teacher training, highlighting the search for teacher training for the development of subjects through education. The theoretical framework of this research addressed teacher training, presenting legislation and history in Brazil, as well as its panorama in the country (GATTI, 2010; NÓVOA, 2012, 2017; PIMENTA, 1999; TARDIF, 2011), highlighting its relevance to the human formation of subjects. Teacher training is inserted in a context of reflections on knowledge, the teaching profession and human training, with legislation providing for activities to develop student autonomy in training (BRASIL, 2015). The concept of autonomy and its relationship with education based on Freire (2001, 2015, 2016, 2017a), Pitano and Ghiggi (2009), Guzzo (2002), Contreras (2002) and Nóvoa (2012, 2017) were addressed. Autonomy is considered as a process in which the subject critically develops, problematizes reality and intervenes in it. Inserted in education, autonomy is enhanced through an emancipatory education. The research was configured as qualitative and inspired by the case study. The participating subjects were students and professors of licensure courses in the area of exact sciences at a community university in southern Brazil. The corpus was constituted by the transcription of the semistructured interviews carried out with the subjects and was analyzed from the Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2006, 2007). The categories emerging from the analysis process pointed to the influence of teacher education based on: the course curriculum; the experiences of curricular internships; and social relationships. The metatext elaborated in the analysis process pointed to the relevance of a curriculum committed to the development of students, with the offer of disciplines in which reflections and discussions about reality are provided. The curricular internships were highlighted by the opportunities to establish relationships between the practice and the theories studied and the students' contact with the community. Social relationships in teacher training were also highlighted, considering the importance of students' conviviality with their peers and with teachers for their personal and professional development, considering the relationships of respect and learning with each other, as well as the possibility of rethinking education and the world from the contact with the different. This research investigated the development of students' autonomy through initial teacher training and considers the need for discussions in favor of the development of autonomy for finding and intervening in the world. It is argued that the curriculum of the courses, the experiences of the curricular internships and the social relationships favor the development of the autonomy of students in the area of exact sciences in their academic paths. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipPrograma de Bolsas de Pós-graduação Stricto Sensu da UCS, BPG-UCSpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAutonomia escolarpt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectCiências exatas - Estudantespt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectSchool autonomyen
dc.subjectCollege studentsen
dc.subjectExact Sciences - Studentsen
dc.titleFormação inicial de professores e autonomia: um estudo com estudantes e docentes de licenciaturas da área de ciências exataspt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6620968558906697pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-02-27


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