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"Brasil, mostra tua cara" : um estudo sobre a relação entre a marca-país Brasil e as dimensões de confiança, consideradas a partir da cartografia de ações comunicacionais do Ministério do Turismo

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Dissertação Rudinei Picinini.pdf (3.571Mb)
Data
2023-03-04
Autor
Picinini, Rudinei
Orientador
Baptista, Maria Luiza Cardinale
Metadata
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Resumo
A presente pesquisa tem como foco as relações entre a marca-país Brasil e as dimensões de confiança, consideradas a partir da cartografia de ações comunicacionais do Ministério do Turismo brasileiro via tecnologias digitais, durante a pandemia Covid-19. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é discutir a relação entre a marca-país Brasil e as dimensões de confiança, consideradas a partir da cartografia de ações comunicacionais do Ministério do Turismo brasileiro via tecnologias digitais, durante a pandemia de Covid-19. Assim, os objetivos específicos deste estudo são: a) apresentar o conceito de marca-país e estabelecer relações com a marca-país Brasil; b) apresentar e discutir o conceito de confiança; c) cartografar ações comunicacionais do Ministério do Turismo via tecnologias digitais, durante a pandemia de Covid-19; d) discutir relações das ações comunicacionais do MTUR com a marca-país e as dimensões de confiança. Dessa forma, para a construção desta pesquisa, foi utilizado o seguinte referencial teórico: para contextualizarmos o conceito de confiança, os autores como Luhmann (2000, 2017) e Terres e Santos (2010, 2011, 2013, 2015); para a tecnologia, Lévy (2010) e Monteiro (2017); para o turismo, Baptista (2020) e Moesch e Beni (2016); assim como artigos recentes para contextualizar a Covid-19. Como estratégia metodológica, foi escolhida a Cartografia de Saberes (BAPTISTA, 2014, 2022), em associação às Matrizes Rizomáticas (BAPTISTA, 2017, 2020, 2022). A Cartografia de Saberes é composta por cinco trilhas investigativas, com orientação plurimetodológica e processual: `Entrelaços Nós? da Pesquisa, Saberes Pessoais ou Dimensão Subjetiva, Saberes Teóricos-Conceituais-Bibliográficos, Usina de Produção ou Trama dos Fazeres e Dimensão Intuitiva da pesquisa. Neste estudo, foi possível verificar que as ações comunicacionais do Ministério do Turismo no Brasil, desenvolvidas durante a pandemia de Covid-19, não colaboram para o fortalecimento dos atributos ligados às dimensões cognitiva e afetiva da confiança na marca-país. Essas ações foram verificadas em relação às narrativas que circularam no ecossistema midiático digital e as informações recomendadas pela OMS (2020) e OMT (2020a, 2020b). [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11715
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade [191]

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