Marias: design thinking e acolhimento para as profissionais da linha de frente dos casos de violência doméstica
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-27Autor
Lima, Jéssica de
Orientador
Silva, Aline Valéria Fagundes da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A problemática da violência doméstica possui inúmeras camadas para serem trabalhadas. Sabe-se que os registros de boletins de ocorrências crescem a cada ano, assim como o número de mulheres agredidas por seus companheiros e o número de vítimas de feminicídios. Com a pandemia houve um agravante nesse número e uma baixa nos BOs, isso se deu pelo fato da vítima estar maior parte do tempo com seu agressor dentro de casa. Esse problema afeta muitas áreas, principalmente quem cuida dessas mulheres dentro de abrigos especializados. Essas profissionais estão exaustas não somente por conta dos casos que atendem, mas também com sua vida pessoal, e agora, mais o agravante da pandemia. Em meio a todo esse problema, pergunta-se: quem cuida dessas mulheres? Portanto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto de serviço, marca e produto que contribua com o desenvolvimento de um espaço de fala, escuta e acolhimento destas profissionais. Para propor soluções para o problema, foi empregada a metodologia do Design Thinking no projeto. O resultado foi o desenvolvimento de um sistema marca - produto - serviço que visa promover esse ambiente de acolhimento, através de: um serviço que tem colabora com a administração de questões emocionais das profissionais; um produto que se relaciona com o movimento de ir às ruas reivindicar direitos; e uma marca que o público se reconhece. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://docs.google.com/document/d/1GlULiSR5EQrVFqg6gMDJXdkeN-7G7nNj/edithttps://repositorio.ucs.br/11338/11749
Collections
- Design [56]