Dinâmicas pedagógicas na engenharia de controle e automação no contexto da indústria 4.0
Fecha
2023-03-17Autor
Rosito, Fernando Covolan
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A história das revoluções industriais revela diversas mudanças significativas que afetam a sociedade, tanto no âmbito profissional quanto no educativo. As tecnologias referentes à quarta revolução industrial, conhecida como indústria 4.0, estão sendo empregadas em dispositivos que a sociedade utiliza em seu cotidiano, como smartphones, tablets, entre outros. No cenário industrial brasileiro, os equipamentos representam, predominantemente, a indústria 2.0 e 3.0, necessitando de contínuos avanços tecnológicos. Não obstante, no contexto acadêmico dos cursos de engenharia, os ambientes de aprendizagem muitas vezes não possuem a devida renovação de equipamentos e de infraestrutura se for levado em conta as demandas da indústria 4.0, de forma que as práticas pedagógicas se tornam defasadas. Logo, vislumbrando os desafios tecnológicos emergentes, é preciso considerar as possibilidades e recursos da indústria 4.0 nas práticas pedagógicas. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou construir norteadores para o desenvolvimento de dinâmicas pedagógicas em ambientes de aprendizagem na Engenharia de Controle e Automação, considerando as demandas da indústria 4.0 e o conceito de transposição informática. Para tanto, foi elaborado um corpo teórico a partir do cenário relativo à evolução da indústria, destacando os desafios e as tendências da formação profissional na área de Engenharia, articulando as teorias de Papert e Vygotsky, e os conceitos de transposição informática e de pensamento computacional. Após, foi desenvolvido um estudo de caso, constituído por uma oficina, com a finalidade de promover as dinâmicas pedagógicas, da qual emergiram os dados de pesquisa. A oficina foi concebida, associando os conceitos do quadro teórico, com foco na aprendizagem de programação de CLP pela linguagem Ladder associada à tecnologia de simulação em 3D (um dos pilares da indústria 4.0). Posteriormente, foi realizada
a análise dos dados de pesquisa, considerando aspectos da análise textual discursiva e aspectos analíticos relacionando as características do pensamento computacional e do papel do engenheiro no cenário da indústria 4.0. Por fim, a partir dos resultados da análise e interpretação do corpus de pesquisa, foram apresentados norteadores para o desenvolvimento de dinâmicas pedagógicas em ambientes de aprendizagem, no contexto da indústria 4.0, no ensino em Engenharia de Controle e Automação. Os norteadores evidenciaram a importância de serem criadas dinâmicas pedagógicas com base na mediação do professor, na forma de intervenções problematizadoras e instigadoras, emergindo um ambiente colaborativo e interativo, e por meio de recursos informáticos, em que o aluno signifique a ação realizada a partir da sua interação com os dispositivos tecnológicos. Nesse cenário as práticas realizadas pelos alunos foram precursoras da aprendizagem e do desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao pensamento computacional e às especificidades do engenheiro no cenário da indústria 4.0, que são importantes tanto para a formação do profissional como para formação do cidadão. Com base na pesquisa desenvolvida, conclui-se que o conceito de transposição informática, no processo de elaboração de práticas e dinâmicas na aprendizagem que envolvam elementos tecnológicos e informáticos, auxilia o professor a explorar as possibilidades desses recursos para criar objetos de aprendizagem que levem o aluno a estabelecer relações conceituais, por meio de representações, simulações e construções. Também, que as teorias de Vygotsky e de Papert foram consideradas válidas para o desenvolvimento de dinâmicas mediadoras, culminando em ambientes colaborativos e tecnológicos no processo de aprendizagem relacionada à programação de CLP. [resumo fornecido pelo autor]