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dc.contributor.advisorRamos, Flávia Brocchetto
dc.contributor.authorTroian, Aline Dalpiaz
dc.contributor.otherBisol, Cláudia Alquati
dc.contributor.otherMatos, Sônia Regina da Luz
dc.contributor.otherNeitzel, Adair de Aguiar
dc.contributor.otherAmarilha, Marly
dc.date.accessioned2023-03-22T14:04:14Z
dc.date.available2023-03-22T14:04:14Z
dc.date.issued2023-03-20
dc.date.submitted2023-02-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11774
dc.descriptionEsta pesquisa problematiza as experiências de leitura literária e suas implicações no processo de construção identitária de jovens alunos de ensino médio, participantes de um projeto de leitura, em formato de círculo literário, no IFRS, Campus Bento Gonçalves. A investigação acompanha as atividades do círculo ao longo do ano de 2021, em sua versão remota, nãopresencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem narrativa, com base nos pressupostos de Clandinin e Connelly (2015), que tem como objetivo investigar as repercussões das experiências de leitura literária nos sujeitos envolvidos. Além disso, discutir/analisar: a) que fatores contribuem para que se estabeleça um vínculo com o círculo; b) como os círculos de leitura podem configurar-se um espaço que permite a leitura literária com vistas ao compartilhamento de experiências e humanização dos sujeitos; c) em que aspectos ela pode contribuir para uma educação humanizadora/integral dos sujeitos. Como base teórica que orienta a pesquisa, Vigotski (2009) no que tange aos processos de imaginação e criação/elaboração no campo das artes/literatura reverberando na construção subjetiva, somando-se a essa perspectiva estão Petit (2009), Larrosa (2002), Yunes (2002) estendendo conceitos referentes à leitura como experiência transformadora. Na compreensão da experiência, busco apoio em Dewey (1976). Para a compreensão dos círculos de leitura, Yunes (1999) em diálogo com o círculo de cultura de Freire (1987). A partir dos dados construídos - com base em relatos de experiência, narrativas de caráter autobiográfico de forma escrita e demais vivências dos círculos de leitura – foi possível perceber que a leitura literária, quando vivida em sua integralidade, em contexto de acolhimento, diálogo e mediação, tem potencial humanizador e transformador: promove exercícios constantes de alteridade e empatia, traz reconhecimento de si e do outro através dos processos catárticos, amplia e apura o olhar crítico diante das coletividades, promovendo transformações no âmbito individual e estendendo-se a uma dimensão social. O contexto dos círculos de leitura favorece esses processos pela metodologia utilizada e pelos princípios constitutivos, que dão ênfase para a horizontalidade nas relações, dialogicidade, espaço e tempo para a leitura e seu compartilhamento. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research problematizes literary reading experiences and its implications in the process of identity construction in young high school students, participants of a reading project in the literary circle format, at the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves. The research follows the activities of the circle throughout the year 2021, in its remote version. This is a qualitative research with a narrative approach, based on the assumptions of Clandinin and Connelly (2015), which aims to investigate the impacts of literary reading experiences on the subjects involved. In addition, it is proposed to discuss/analyze: a) what factors contribute to the establishment of a bond with the participants in the circle; b) how reading circles can be configured as a space that allows literary reading as a means to share experiences and humanize the subjects; c) in what aspects literary reading can contribute to a humanizing/integral education of the subjects. As a theoretical basis that guides the research, I base myself on Vigotski (2009) with regard to the processes of imagination and creation/elaboration in the field of arts/literature, reverberating in the subjective construction. Adding to this perspective are Petit (2009), Larrosa (2002), and Yunes (2002), extending concepts related to reading as a transforming experience. In the comprehension of experience, I seek support in Dewey (1976). For the understanding of literature circles, I take Yunes (1999) as a basis, in a dialogue with Freire's culture circle (1987). From the data generated - by means of experience reports, autobiographical narratives in written form and other experiences in the reading circles - it was possible to perceive that literary reading, when lived in its entirety, in a welcoming, dialogical and mediated context, has a humanizing and transforming potential: it promotes constant exercises about otherness and empathy, brings recognition of oneself and of the other through cathartic processes, broadens and harpens the critical view of collectivities, promoting transformations in the individual sphere and extending it to a social dimension. The context of the reading circles favors these processes due to the methodology used and its constitutive principles, which emphasize the horizontality in relationships, the dialogic nature, the space and time for reading and sharing. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectJovens - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectEnsino médio - Leiturapt_BR
dc.subjectLivros e leitura na literaturapt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectYoung adults - Books and readingen
dc.subjectHigh school - Readingen
dc.subjectBooks and reading in literatureen
dc.titleCírculo de leitura: experiências de leitura literária com jovens leitorespt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6689504461637964pt_BR
mtd2-br.author.lattesTROIAN, Aline Dalpiazpt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-03-19


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