Processos educacionais e o pensamento decolonial: possíveis diretrizes de uma educação para além do pomar
Datum
2023-03-24Autor
Marcolin, Adriana Aparecida de Almeida
Orientador
Rosa, Geraldo Antonio da
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Esta Tese tem como intenção elaborar possíveis diretrizes pautadas nos processos educacionais e no pensamento decolonial voltadas para uma educação para além do pomar, por meio de uma revisão de literatura apoiada em fundamentos epistemológicos e filosóficos da decolonialidade na educação. Constitui-se a partir de um problema de pesquisa que emergiu com o seguinte questionamento: que horizontes podem ser apresentados a partir dos processos educacionais e do pensamento decolonial para uma Educação para além do pomar, tendo como ponto de partida a região dos Campos de Cima da Serra, no Estado do Rio Grande do Sul (RS)? À vista disso, a investigação tem como objetivo geral elaborar possíveis diretrizes pautadas nos processos educacionais e no pensamento decolonial voltadas para uma educação para além do pomar. Esta proposição delineou um percurso investigativo tendo como referência os seguintes objetivos específicos: apresentar os processos de constituição da pesquisadora e a gênese do objeto de pesquisa; refletir acerca do neoliberalismo e suas influências no processo de dominação e economização da educação na esteira dos organismos internacionais e dos processos de colonialidades vivenciados na América Latina e suas relações com os processos educacionais; analisar a transcendência em relação aos processos educacionais e o pensamento decolonial enquanto fundamentos para se conceber uma educação para além do pomar; elaborar uma proposta com possíveis diretrizes para uma educação para além do pomar. A utilização da metáfora para além do pomar é apresentada na perspectiva de uma escola que alça perspectivas de futuro aos estudantes, com a finalidade de libertá-los dos pomares mercadológicos engendrados por um sistema exploratório e colonizador. Uma educação para além do pomar vislumbra uma escola na perspectiva decolonizadora como possibilidade de tornar os estudantes o que quiserem ser, proporcionando-lhes meios para enxergar modos de vida outros, para além dos locais que limitam sonhos. Ante o exposto é realizada uma pesquisa bibliográfica e documental fundamentada em Boneti (2021, 2016, 2021), Fanon (1965), Freire (1987, 2001, 1989, 1994, 1967, 1977, 2000), González Casanova (2022), Lamosa (2020), Mignolo (2020), Quijano (2010, 2014), Santos e Meneses (2010), Santos (2010, 2006, 2019, 2022), entre outros, subsidiando e dando indicadores da possibilidade de uma emancipação da colonialidade. [resumo fornecido pelo autor]