Mostrar el registro sencillo del ítem
Processos educacionais e o pensamento decolonial: possíveis diretrizes de uma educação para além do pomar
dc.contributor.advisor | Rosa, Geraldo Antonio da | |
dc.contributor.author | Marcolin, Adriana Aparecida de Almeida | |
dc.contributor.other | Welter, Cristiane Backes | |
dc.contributor.other | Souza, José Edimar de | |
dc.contributor.other | Boneti, Lindomar Wessler | |
dc.contributor.other | Sgró, Margarita Rosa | |
dc.date.accessioned | 2023-03-29T17:23:23Z | |
dc.date.available | 2023-03-29T17:23:23Z | |
dc.date.issued | 2023-03-24 | |
dc.date.submitted | 2022-12-19 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11808 | |
dc.description | Esta Tese tem como intenção elaborar possíveis diretrizes pautadas nos processos educacionais e no pensamento decolonial voltadas para uma educação para além do pomar, por meio de uma revisão de literatura apoiada em fundamentos epistemológicos e filosóficos da decolonialidade na educação. Constitui-se a partir de um problema de pesquisa que emergiu com o seguinte questionamento: que horizontes podem ser apresentados a partir dos processos educacionais e do pensamento decolonial para uma Educação para além do pomar, tendo como ponto de partida a região dos Campos de Cima da Serra, no Estado do Rio Grande do Sul (RS)? À vista disso, a investigação tem como objetivo geral elaborar possíveis diretrizes pautadas nos processos educacionais e no pensamento decolonial voltadas para uma educação para além do pomar. Esta proposição delineou um percurso investigativo tendo como referência os seguintes objetivos específicos: apresentar os processos de constituição da pesquisadora e a gênese do objeto de pesquisa; refletir acerca do neoliberalismo e suas influências no processo de dominação e economização da educação na esteira dos organismos internacionais e dos processos de colonialidades vivenciados na América Latina e suas relações com os processos educacionais; analisar a transcendência em relação aos processos educacionais e o pensamento decolonial enquanto fundamentos para se conceber uma educação para além do pomar; elaborar uma proposta com possíveis diretrizes para uma educação para além do pomar. A utilização da metáfora para além do pomar é apresentada na perspectiva de uma escola que alça perspectivas de futuro aos estudantes, com a finalidade de libertá-los dos pomares mercadológicos engendrados por um sistema exploratório e colonizador. Uma educação para além do pomar vislumbra uma escola na perspectiva decolonizadora como possibilidade de tornar os estudantes o que quiserem ser, proporcionando-lhes meios para enxergar modos de vida outros, para além dos locais que limitam sonhos. Ante o exposto é realizada uma pesquisa bibliográfica e documental fundamentada em Boneti (2021, 2016, 2021), Fanon (1965), Freire (1987, 2001, 1989, 1994, 1967, 1977, 2000), González Casanova (2022), Lamosa (2020), Mignolo (2020), Quijano (2010, 2014), Santos e Meneses (2010), Santos (2010, 2006, 2019, 2022), entre outros, subsidiando e dando indicadores da possibilidade de uma emancipação da colonialidade. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis intends to develop possible guidelines based on educational processes and decolonial thinking aimed at an education beyond the orchard, through a literature review supported by epistemological and philosophical foundations of decoloniality in education. It consists of a research problem that emerged with the following question: what horizons can be presented from the educational processes and decolonial thinking for an Education beyond the orchard, having the Campos de Cima da Serra region, in the state of RS, as the starting point? Considering this, the investigation has the general objective of elaborating possible guidelines based on educational processes and decolonial thinking aimed at an education beyond the orchard. This proposition outlined an investigative route with reference to the following specific objectives: to present the processes of the researcher?s formation and the genesis of the research object; reflections on neoliberalism and its influences on the process of domination and economics of education in the light of international organizations and the processes of coloniality experienced in Latin America and its relations with educational processes; analyze the transcendence between educational processes and decolonial thinking as foundations for conceiving an education beyond the orchard; elaborate a proposal with possible guidelines for an education beyond the orchard. The use of the metaphor beyond the orchard is presented from the perspective of a school that raises future prospects for students, with the aim of liberating them from market orchards engendered by an exploratory and colonizing system. An education beyond the orchard envisages a school from a decolonizing perspective as the possibility of allowing students what they want to be, providing them with means to see other ways of life, beyond the places that limit dreams. In view of the above, a bibliographical and documentary research is carried out based on Boneti (2021, 2016, 2021), Fanon (1965), Freire (1987, 2001, 1989, 1994, 1967, 1977, 2000), González Casanova (2022), Lamosa (2020), Mignolo (2020), Quijano (2010, 2014), Santos and Meneses (2010), Santos (2010, 2006, 2019, 2022), among others, supporting and providing indicators of an emancipation from coloniality possibilities. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação - Serra, Região (RS) | pt_BR |
dc.subject | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Colonização | pt_BR |
dc.subject | Education - Serra, Region (Brazil) | en |
dc.subject | Self-knowledge, Theory of | en |
dc.subject | Colonization | en |
dc.title | Processos educacionais e o pensamento decolonial: possíveis diretrizes de uma educação para além do pomar | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9706529158993991 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | MARCOLIN, A. A. A. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Doutorado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-03-23 |