Mostrar el registro sencillo del ítem
Escolas transformadoras para a infância: um estudo de caso
dc.contributor.advisor | Agliardi, Delcio Antônio | |
dc.contributor.author | Perboni, Gislaine Bizotto | |
dc.contributor.other | Welter, Cristiane Backes | |
dc.contributor.other | Carara, Christine Quillfeldt | |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T15:44:56Z | |
dc.date.available | 2023-04-17T15:44:56Z | |
dc.date.issued | 2022-07-18 | |
dc.date.submitted | 2022-07-04 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11860 | |
dc.description | Este artigo apresenta um estudo de caso sobre escolas transformadoras para a infância. Trata-se de uma investigação que contempla aspectos do Projeto Político Pedagógico de uma escola de Educação Infantil localizada na cidade de Caxias do Sul, em diálogo com outro instrumento de campo: a entrevista semi-estruturada, realizada com a diretora dessa instituição de educação para a infância. O estudo de caso possui caráter qualitativo e exploratório, cujo objetivo é identificar quais características possui uma escola transformadora para a infância. Neste estudo de caso, a amostra é intencional e de conveniência. O trabalho evidencia a mudança de concepção de infância ao longo do tempo, considerando que a criança deixa de ser vista como um ser que necessita apenas de cuidados, sendo, na atualidade, percebida como um ser social, que interage e aprende de acordo com o meio em que vive. A escola é um lugar onde a criança passa a maior parte do seu tempo, tornando-se assim um ambiente que oferece condições de atendimento educacional integral. Por isso, ressalto neste estudo a importância do projeto pedagógico da escola da infância ser transformador e vir acompanhado de espaços inteligentes, de formação permanente de professores e do envolvimento da família da criança em seu processo de desenvolvimento. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Crianças - Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças - Caxias do Sul (RS) | pt_BR |
dc.title | Escolas transformadoras para a infância: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2022-07-17 |