Escolas transformadoras para a infância: um estudo de caso
Mostra/ Apri
Data
2022-07-18Autore
Perboni, Gislaine Bizotto
Orientador
Agliardi, Delcio Antônio
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Este artigo apresenta um estudo de caso sobre escolas transformadoras para a infância. Trata-se de uma investigação que contempla aspectos do Projeto Político Pedagógico de uma escola de Educação Infantil localizada na cidade de Caxias do Sul, em diálogo com outro instrumento de campo: a entrevista semi-estruturada, realizada com a diretora dessa instituição de educação para a infância. O estudo de caso possui caráter qualitativo e exploratório, cujo objetivo é identificar quais características possui uma escola transformadora para a infância. Neste estudo de caso, a amostra é intencional e de conveniência. O trabalho evidencia a mudança de concepção de infância ao longo do tempo, considerando que a criança deixa de ser vista como um ser que necessita apenas de cuidados, sendo, na atualidade, percebida como um ser social, que interage e aprende de acordo com o meio em que vive. A escola é um lugar onde a criança passa a maior parte do seu tempo, tornando-se assim um ambiente que oferece condições de atendimento educacional integral. Por isso, ressalto neste estudo a importância do projeto pedagógico da escola da infância ser transformador e vir acompanhado de espaços inteligentes, de formação permanente de professores e do envolvimento da família da criança em seu processo de desenvolvimento. [resumo fornecido pelo autor]